A Bolha imobiliária em Portugal. Será que vai explodir?

📘  Artigo escrito por Gaiacasas

  jan. 31, 2023 | Tempo de leitura 3m

A Bolha imobiliária



empresario

Nos últimos dias, alavancou-se um tema sensível na economia portuguesa, mais concretamente no setor imobiliário, ou seja, estará Portugal perto de uma bolha imobiliária?

Como já é costume lermos na imprensa nacional, hoje em dia, todos tem opinião sobre algo, mesmo que não sejam especializados no assunto.

É certo que todos tem direito à sua opinião, mas pessoalmente só me pronuncio sobre a área ou áreas que tenho me especializado, nomeadamente setor imobiliário, marketing e fotografia.

Ora, este artigo de opinião é sobre a bolha imobiliária que pelos visto muitos desejam que aconteça.

O que é uma Bolha imobiliária?

A bolha imobiliária como é conhecida, refere-se à elevação artificial dos preços das propriedades. Quando esta inclinação não se baseia em qualquer fundamento económico, surge o termo "Bolha".

Em outras palavras, os preços desvinculam-se dos custos de construção medidos pela margem comercial aplicada e do rendimento esperado proveniente da cobrança de rendas.

Tal como disse o Economista Sr. Dr. João Duque:

"As bolhas formam-se quando a única razão do preço se baseia na expectativa de que no futuro nos vão comprar o bem por um valor superior sem que nenhuma das razões anteriores se possam observar"

Existe alguma preocupação em Portugal com o risco de uma bolha imobiliária formar-se e rebentar?

Sim, não podemos ignorar que há uma certa preocupação até porque a inflação, o aumento das taxas de juro e a subida do custo de vida têm feito aumentar os receios de uma recessão económica.

O estudo da Value of Stocks, uma plataforma de divulgação financeira norte-americana, concluiu que vários fatores contribuem para a formação de uma bolha imobiliária: a falta de conhecimento financeiro, o crescimento da presença de estrangeiros, o efeito das moratórias, o acesso fácil ao crédito e as taxas de juros reduzidas.

Pessoalmente compartilho a opinião do Economista Sr. Dr. João Duque:

"Apesar de reconhecer que existe o risco de uma descida de preços dos imóveis, não acredito que isso possa corresponder a um rebentamento de uma bolha imobiliária. Acredito mais num abrandamento severo ou até uma ligeira redução, mas não acredito num cataclismo"

Muitos consideram que a vinda de estrangeiros tem sido um problema e são os grandes causadores da atual situação no mercado imobiliário. Será mesmo assim?

Não devemos esquecer que o turismo representa cerca de 10% do PIB português e tem sido um grande fator de combate ao desemprego.

Como combater a Bolha imobiliária?

Efetivamente, tem havido implementações de medidas que combatem a bolha imobiliária, nomeadamente o governo, apesar das trapalhadas que tem nos presenteado, deu um passo importante para aliviar as tensões financeiras das famílias ao relaxar as regulações atreladas à renegociação e à reestruturação dos empréstimos destinados à aquisição e manutenção da casa própria.

É imperativo relembrar que a crise de 2008 foi uma lição para todos! Quando me refiro todos, incluo o BCE e o BP.

Estas instituições têm implementado medidas de prevenção eficazes e eficientes que combatem novamente o descontrolo económico/financeiro, ou seja, os bancos estão obrigados a acompanhar a boa execução dos contratos por parte dos consumidores, com vista a evitar o incumprimento.

Evito afirmar convictamente mas não acredito que haja uma bolha imobiliária porque como conhecedor do regulamento dos intermediários de crédito, acredito que o BP, BCE e o governo tudo farão para combater a Bolha imobiliária.

Medidas a implementar no combate à Bolha imobiliária

  • Concordo que deve ser criado uma linha de financiamento que apoie as famílias, no pagamento da prestação do crédito à habitação.
  • Facilitar a obtenção de licenças de reabilitação ou construção. Desta forma irá prevenir o desenvolvimento de um ambiente especulativo e serão ferramentas chave para evitar uma forma excessiva de alavancagem financeira.
  • Fiscalização mais agressiva da parte do BCE para mitigar os efeitos da subida da Euribor
  • Fomentar a compra de imóveis por parte de estrangeiros.

Porém, a palavra de ordem é renegociar os créditos. Aconselho a qualquer cidadão a dirigir-se ao seu banco e renegociar o crédito habitação e como segunda opção, que tem muitas vantagens, a mudar de banco que ofereça melhores condições.

Os bancos estão abertos a novas propostas por isso saía do seu conforto e contribua para melhorar a sua situação financeira!

P.S. Aguardemos por novos capítulos


---

Até já
Victor Emanuel



copywriter
Gaiacasas

Somos uma equipa apaixonada e motivada com o objetivo de criar uma experiência ímpar a quem compra, vende ou aluga casas. Já são 16 anos a contribuir com dedicação e profissionalismo no sector imobiliário e adoramos partilhar todo o nosso conhecimento com o público em geral.



Obrigado pelo vosso apoio!

A entregar os melhores artigos imobiliários



newsletter

Subscreva a nossa Newsletter

Receba os artigos no seu email semanalmente



Leia mais artigos em Destaque

Serviço de renting

6 Dicas para poupar dinheiro no serviço de renting

Renting

Quero ler este artigo
homem compra o seguro na internet

Seguro de caução ou garantia bancária. Qual a melhor solução?

Seguro de caução ou garantia bancária

Quero ler este artigo
Casal muda de casa

Mudança de residência: dicas para tornar o processo mais fácil e eficiente

Mudança de residência

Quero ler este artigo
Mulher sentada no sofá

7 Super dicas para vender a casa sem problemas

Vender a casa sem problemas

Quero ler este artigo
Terreno marcado para uma casa

Novidades dos Terrenos rústicos e terrenos urbanos

Terreno rústico e terreno urbano

Quero ler este artigo
Duas mãos com a chave de casa

Como revogar um contrato de arrendamento

Revogar um contrato de arrendamento

Quero ler este artigo
Vários documentos apilhados

Procuração – tudo o que precisa saber

Como fazer a procuração

Quero ler este artigo
Crédito à habitação e a Euribor

Crédito habitação indexado à euribor a subir

Crédito à habitação e a Euribor

Quero ler este artigo
Amortização do crédtio

Amortização de crédito: conheça os prós e os contras

Amortização de crédito

Quero ler este artigo

A tecnologia está sempre a evoluir e o ramo imobiliário está em constante mudança.
Queremos garantir que estamos bem posicionados para trabalhar no limiar desta indústria de uma forma significativa para que não nos falte um passo na entrega do melhor produto aos nossos cliente.

SEMPRE A PENSAR EM SI
sempre a pensar em si