Glossário imobiliário Gaiacasas - parte 1

Artigo do blog | Escrito por Gaiacasas

  nov 24, 2021 | Tempo de leitura 2,35 seg

Glossário imobiliário

glossario imobiliario

O ramo imobiliário, de arrendamento, compra e venda de imóveis, possui um código específico e característico, como, aliás, qualquer outro negócio.




Chamemos-lhe de glossário imobiliário e, na verdade muitos dos seus termos, apesar de nos serem familiares, nem sempre conhecemos o seu respetivo significado.

Neste artigo organizámos um glossário com as principais palavras e expressões que deve conhecer e, assim, ficará mais à vontade quer seja numa conversa entre amigos ou algo mais formal como a compra de um imóvel.

“Conheça os significados dos termos mais utilizados."

glossario


Glossário Imobiliário de A a Z

A

Administração de Condomínio:



Órgão executivo composto por um ou mais condóminos, uma empresa ou um particular, que tem como funções a convocação da assembleia de condóminos, a elaboração do orçamento relativo a cada ano, proceder aos pagamentos necessários ou, caso seja necessário, ordenar o pagamento por parte dos condóminos da sua quota-parte nas despesas aprovadas.



Agência Imobiliária:



Empresa que atua como mediadora entre o proprietário que vende ou arrenda um imóvel e o comprador ou arrendatário.

À mediadora cabe angariar potenciais interessados no negócio proposto pelo cliente.

O exercício da atividade só pode ser feito por empresas devidamente licenciadas pelo IMPIC – Instituto dos Mercados Públicos, do Imobiliário e da Construção.



Alvará de Licença de Obra:



É um documento emitido pela entidade competente - Câmara Municipal do Concelho, que certifica o cumprimento das condições de construção dos imóveis exigidas por lei.



Angariação Imobiliária:



Consiste na obtenção, por parte do vendedor imobiliário, de um compromisso por escrito com um cliente proprietário de um imóvel para que o possa promover e catalogar no seu portefólio de imóveis

Celebra-se através de um contrato de mediação imobiliária, celebrado entre a agência imobiliária e o cliente proprietário, onde constam as informações do imóvel.



Angariador Imobiliário:



Aquele que angaria um imóvel



Área Bruta:



Superfície total do fogo medida pelo perímetro das paredes exteriores e eixos das paredes divisórias dos fogos e inclui: varandas privativas, locais acessórios e a quota-parte que lhe corresponda nas circulações comuns do edifício



Área Bruta Privativa:



Superfície total, medida pelo perímetro exterior e eixos das paredes ou outros elementos divisórios do edifício ou da fração, inclui: varandas privativas, caves e sótãos privativos com utilização idêntica à do edifício ou da fração.



Área Bruta de Construção:



Soma das áreas dos tetos (ou pavimentos cobertos) a todos os níveis da edificação.



Área Habitável:



É a soma das áreas de todas as divisões da habitação, à exceção de vestíbulos, circulações interiores, instalações sanitárias, arrumos e outros compartimentos de função similar e armários nas paredes, e mede-se pelo perímetro interior das paredes que limitam o fogo, descontando encalços até 30 cm, paredes interiores, divisórias e condutas.



Área Útil:



Soma das áreas de todos divisões da habitação, incluindo vestíbulos, circulações interiores, instalações sanitárias, arrumos, outros compartimentos de função similar e armários nas paredes.

Mede-se pelo perímetro interior das paredes que limitam o fogo.



Assembleia de Condomínio:



Órgão deliberativo constituído pela totalidade dos condóminos que debate e aprova as contas de cada ano, pronuncia-se sobre o orçamento e toma as deliberações que visam assegurar a preservação e utilização das partes comuns do edifício.



Avaliação Bancária:



Antes da cedência do crédito, é feita uma avaliação do imóvel a financiar.

É desta forma que o banco sabe qual o valor que pode emprestar. Alguns dos parâmetros que geralmente influenciam o valor são, por exemplo: a localização; a tipologia; características do imóvel e a data de construção



Avaliação Imobiliária:



Procedimento de análise do valor de mercado de um determinado imóvel.



Avaliador Imobiliário:



Alguém que detém qualificação superior e a quem é depositada a responsabilidade de auditar a estrutura do imóvel para ver se há condições de habitabilidade, e também verificar o seu valor.



Ação de Despejo:



ação judicial em que o senhorio pretende que o Tribunal declare a extinção do contrato de arrendamento e ordene a desocupação do locado pelo arrendatário.



Arrendamento Urbano:



Contrato mediante o qual o senhorio tem o dever de proporcionar ao arrendatário a utilização, total ou parcial, de um imóvel ou fração, através do pagamento de uma renda mensal.

B

Baldios:



Terrenos sem cultivo, de acesso público, em estado de abandono.



C

Caderneta Predial:



É um documento de identificação do imóvel, onde estão descritas as suas características.

Pode conseguir este documento por duas vias: no balcão da Autoridade Tributária e Aduaneira ou através do Portal das Finanças.

A caderneta predial é indispensável nos atos de compra, arrendamento ou venda de um imóvel e tem validade de 12 meses



Casa Aberta:



Consiste numa ação promocional, na qual a casa em questão está aberta a visitas ao longo de um determinado dia, sem que seja necessária marcação prévia.



Casa Pronta:



Serviço, de forma imediata e com custo reduzido, do Ministério da Justiça que permite realizar todas as burocracias e formalidades relativas à compra e venda de casa. 

Certificado energético:



Documento obrigatório tanto em arrendamento como na venda de imóveis.

Reconhece a eficiência energética de um imóvel e é executado por um perito qualificado.



Copropriedade:



Trata-se do direito em que duas ou mais pessoas (coproprietários) têm de partilhar a posse de uma propriedade privada.



Compra e Venda:



Contrato através do qual se transfere a propriedade de algo, mediante o pagamento de um preço determinado



Condomínio:



Conjunto de proprietários que, em regime de propriedade horizontal, gerem um prédio urbano.



Contratos com Prazo Certo (Arrendamento):



Contratos em que as partes definem um período para a duração dos arrendamentos urbanos.



Associação de pessoas que tem como objetivo principal a construção, promoção ou aquisição de fogos para habitação, mediante as contribuições dos seus membros a preços, geralmente, inferiores aos praticados no mercado imobiliário.



D

Denúncia (Contratos de Arrendamento):



Direito que assiste a qualquer uma das partes de impedir a renovação do contrato de arrendamento, desde que efetuada no tempo, pela forma e nos termos convencionados legalmente.



Direito de Propriedade:



Consiste no gozo pleno dos direitos de uso, fruição e disposição sobre as coisas, dentro dos limites legais e observando as restrições impostas.



Distrate:



Consiste no título de cancelamento de hipoteca emitido pelo Banco de onde o vendedor é cliente. É obrigatório para concluir uma escritura.



Dono da Obra:



É a pessoa que celebra com o empreiteiro o contrato para a execução da obra.



Duplex:



habitação que se encontra distribuída por 2 pisos com escadas de ligação interiores.



E

Edifício Classificado:



Edifício de elevado valor arquitetónico e histórico, protegido por legislação especial.



Embargo de Obras:



Quando nos referimos à interrupção da realização de obras, construções ou edificações, executadas com desrespeito das normas legais e regulamentares em vigor.



Empreitada:



Contrato mediante o qual uma das partes se encarrega de fazer, para outra parte, determinada obra.



Escritura Pública:



Ato jurídico praticado pelo notário na presença das partes interessadas (comprador e vendedor), que visa conferir validade e eficácia jurídica.

A partir deste momento, o comprador passa a ser o proprietário legal da habitação, sendo que todos os custos inerentes ao processo são, por norma, suportados pelo mesmo.



EURIBOR:



Refere-se às principais taxas de referência da zona euro e o objetivo é tornar uniformes as taxas de juro interbancárias.

Estas taxas refletem o preço a que os bancos vendem o dinheiro, apoiando-se na média das taxas de juro de empréstimo.

As taxas podem ser fixas ou variáveis e estas caraterísticas têm efeito sobre a prestação do crédito habitação.



Exposição Solar:



Tipo de orientação da casa (norte, sul, poente, nascente). Em Portugal, os imóveis com melhor exposição solar são os que estão orientados para sul.

F

Fração Autónoma:



Refere-se a casas, garagens ou lojas e consiste nas diversas partes independentes em que o edifício foi dividido, através da propriedade horizontal.



Fundo de Investimento:



Património constituído por recursos aplicados pelos seus membros ou participantes em valores mobiliários.

O património dos fundos de investimento está, geralmente, dividido em unidades de participação pertencentes aos seus subscritores dando direito à propriedade de uma parte do seu património.



FINE (Ficha de Informação Normalizada Europeia):



É fundamental e obrigatório numa proposta de financiamento.

Aponta o conjunto de direitos e deveres, tais como características do contrato de crédito, custos associados e comissões, prazo da proposta e restantes informações.

Esclarece o cliente de forma clara e transparente sobre o produto bancário que pretende adquirir.



G

Garantia Bancária:



É indispensável na compra de um imóvel através de crédito e consiste na operação pela qual um banco se constitui, perante os beneficiários, garantia da execução de obrigações assumidas pelos seus clientes.



H

Habitação:



Existem 3 principais designações que diferenciam a sua finalidade: habitação própria permanente (utilizada de forma permanente pelo agregado familiar do seu proprietário); habitação própria secundária (utilizada por períodos ocasionais, como férias e fins de semana, não sendo arrendada a terceiros) e habitação própria para arrendamento (utilizada pelo proprietário como fonte de rendimento adicional através de arrendamentos temporários).



Hipoteca:



Direito real de garantia que confere ao credor o direito a ser pago pelo valor de certas coisas imóveis ou equiparadas, pertencentes ao devedor ou a um terceiro, com preferência na satisfação do crédito sobre os demais credores que não gozem de privilégio especial ou de prioridade de registo.



Home Staging:



Consiste na montagem de um cenário numa casa para a valorizar na venda. Preparação esta que não passa apenas pela limpeza e organização, mas também pela decoração ou até obras que valorizem o espaço. 



I

Identificação dos Proponentes:



Para que se realize uma escritura de compra e venda, é preciso que os vários intervenientes estejam convenientemente identificados.

A sua identificação é feita a partir de um dos seguintes documentos: passaporte, Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade.



Imposto Municipal sobre Imóveis:



Mais conhecido por IMI, o Imposto Municipal sobre Imóveis, taxa que o detentor do imóvel tem de pagar e cujo valor varia consoante o valor patrimonial tributário do bem. 



Imposto de Selo:



Encargo imposto pelo Estado, influi sobre a operação de crédito habitação e sobre a escritura, pelo que será um valor apresentado e discriminado no contrato que lhe for apresentado.

IMT:



Sempre que exista uma transmissão financeira de compra e venda de um imóvel, este imposto deve ser pago ao Estado. É liquidado antes de ser realizada a escritura e as taxas variam consoante o valor de aquisição.



Agora que já sabe alguns termos do glossário do imobiliário, pode afirmar que está mais bem informado até porque como sempre a Gaiacasas existe para lhe prestar todo o apoio necessário na compra e venda de imóveis.





glossario da gaiacasas

"A coisa mais indispensável a um homem é reconhecer o uso que deve fazer do seu próprio conhecimento." – Platão - Filósofo

A tecnologia está sempre a evoluir e o ramo imobiliário está em constante mudança.
Queremos garantir que estamos bem posicionados para trabalhar no limiar desta indústria de uma forma significativa para que não nos falte um passo na entrega do melhor produto aos nossos cliente.

SEMPRE A PENSAR EM SI
sempre a pensar em si



Leia mais artigos em Destaque

Bases de duche

Ideias para trocar a banheira por bases de duche

Trocar a banheira por bases de duche

Quero ler este artigo
Calendário de limpeza

Calendário de limpeza: o que limpar e quando limpar

Calendário de limpeza

Quero ler este artigo
garantia

Garantia de produtos: o que vai mudar em 2022?

Garantias de produtos

Quero ler este artigo
Distrate bancário

Tudo o que precisa de saber sobre o distrate de hipoteca

O que é o Distrate?

Quero ler este artigo
Decorar a casa

Dicas como decorar as paredes para dar mais vida à sua casa

Dê boas energias à sua casa

Quero ler este artigo
Super mulher na cozinha

Saiba quais são os itens indispensáveis numa cozinha

O que precisa para ser uma super guerreira na cozinha

Quero ler este artigo

Tem dúvidas?

Normalmente há sempre muitas dúvidas na hora de comprar casa.
Nós somos profissionais imobiliários prontos para ajudar a encontrar um imóvel adequado às suas necessidades e
dar-lhe a melhor informação para a ajudar a decidir.

Sinta-se à vontade para colocar qualquer questão

Quero perguntar