Nova etiqueta de eficiência energética

📘  Artigo escrito por Gaiacasas

  ago. 10, 2021 | Tempo de leitura 2,49 seg

Eficiência energética



Classificação da etiqueta energética nova

A nova etiqueta de eficiência energética vai permitir uniformizar a informação na União Europeia sobre todos os equipamentos. A nova etiqueta de eficiência energética é uma ferramenta importante para compreender melhor e comparar a eficiência de eletrodomésticos e, como tal, permitir que o consumidor faça escolhas mais sustentáveis.

Como resultado, temos uma poupança na fatura da eletricidade, gás e água, além de se tratar de equipamentos mais duradouros.

A mudança foi imposta pela União Europeia, que reviu e otimizou a etiqueta de acordo com as necessidades do consumidor, sendo o regresso à escala de A a G a diferença mais significativa.

Porém esta tabela não é estática: será reavaliada regularmente, em função da evolução tecnológica. Tal significa que quando vários equipamentos alcançarem a classe A, haverá um novo escalonamento das escalas, tendo sempre em perspetiva a criação de produtos cada vez mais eficientes e poupados.












O que é a etiqueta energética?


A etiqueta energética é um rótulo informativo que fornece detalhes sobre a eficiência energética de um produto. É frequentemente utilizada em eletrodomésticos e equipamentos elétricos para ajudar os consumidores a tomarem decisões informadas ao comprar produtos que consomem energia, como frigoríficos, máquinas de lavar roupa, aparelhos de ar-condicionado, entre outros.

A etiqueta energética geralmente exibe informações como:


  • Classificação de eficiência energética: Isso é frequentemente representado por uma escala de letras (por exemplo, de A+++ a G), onde "A+++" representa a maior eficiência energética e "G" a menor.

  • Consumo de energia: A etiqueta mostra o consumo de energia do produto em termos de consumo anual estimado, geralmente em kilowatt-hora (kWh) por ano.

  • Características técnicas: Além da eficiência energética, a etiqueta pode fornecer informações sobre outros aspetos importantes do produto, como capacidade, nível de ruído, capacidade de refrigeração, entre outros.

  • Comparação com outros produtos: Algumas etiquetas também podem incluir uma comparação com a média de consumo energético de produtos similares, permitindo que os consumidores vejam como o produto se sai em relação aos concorrentes.

A etiqueta energética é uma ferramenta importante para promover a eficiência energética e incentivar a fabricação e compra de produtos que consomem menos energia. Isso não apenas ajuda os consumidores a economizar dinheiro a longo prazo, mas também contribui para a redução do consumo de energia e das emissões de gases de efeito estufa.


Em muitos países, a exibição de etiquetas energéticas é obrigatória por lei para certos tipos de produtos.



Porquê mudar a escala da etiqueta?


De acordo com um inquérito realizado pela DECO, a antiga escala induzia em erro, visto que a maioria dos eletrodomésticos se situava nas classes A+, A++ e A+++,deixando as restantes vazias Isto porque, naturalmente, os aparelhos menos eficientes foram, entretanto, desaparecendo do mercado.

Daí que as classes “+” desapareceram, dando lugar a uma classificação de A a G, sendo a A aquela que corresponde ao topo em termos de eficiência energética.

Não estranhe, contudo, se durante a fase de transição, verificar que um aparelho A+ na etiqueta antiga passe a ostentar, por exemplo, a classe G na nova etiqueta.

Isto acontece quer porque com o novo escalonamento das classes, os equipamentos que se situavam nas classes mais altas na antiga etiqueta passam para classes intermédias na nova; mas também porque temos o efeito dos novos e revistos procedimentos de ensaio, mais adaptados às tecnologias e às realidades e que são mais exigentes.

Esta nova etiqueta impulsionou o desenvolvimento de produtos eficientes e inovadores, o que permitiu reduzir drasticamente o consumo de energia e o custo dos equipamentos.

Desde 01 de março que ficou mais fácil perceber a nova etiqueta. Mas as novidades não se ficarão por aqui: a partir de 01 de setembro a mudança irá também ser aplicada a produtos de iluminação.


Outros produtos atualmente abrangidos pela regulamentação de etiquetagem energética adotarão esta nova etiqueta progressivamente.



Quais são os produtos abrangidos?


Código QR

É verdade: a nova etiqueta de eficiência energética dos equipamentos tem um código QR, com toda a informação técnica que acompanha os produtos abrangidos pela regulamentação de etiquetagem energética, etiqueta energética e ficha de produto.


Pictogramas

A maioria dos pictogramas da etiqueta antiga mantêm-se nesta nova versão. Outros foram ligeiramente adaptados e outros foram introduzidos recentemente Por exemplo: eficiência energética no modo grande alcance dinâmico (HDR) para televisores e monitores; tempo de lavagem para máquinas de lavar; entre outros.


Consumo de energia

Além disso, a informação sobre o consumo de energia dos produtos tem agora mais destaque. Localiza-se na seção central da etiqueta e é apresentado em kWh por ano, kWh por 1000 horas ou kWh por 100 ciclos, dependendo do grupo de produtos. Como referimos a nova etiqueta de eficiência energética não é estanque e vai continuar em mudanças.


Conclusão:

A poupança de energia é um objetivo fundamental para reduzir custos, preservar recursos naturais e mitigar impactos ambientais. Isso envolve adotar práticas e tecnologias que reduzam o consumo de energia em residências, empresas e na sociedade em geral.

Estratégias como a eficiência energética, o uso de fontes renováveis de energia e a conscientização sobre o consumo são essenciais para alcançar esse objetivo. A etiqueta energética, que classifica a eficiência de produtos, auxilia os consumidores a fazer escolhas mais informadas.


A busca pela poupança de energia não apenas economiza dinheiro, mas também contribui para um futuro sustentável, com menor impacto ambiental e maior resiliência energética.







Homem segura uma plata com terra nas mãos

A Terra é azul como uma laranja - "ÉLUARD- Poeta


copywriter
Gaiacasas

Somos uma equipa apaixonada e motivada com o objetivo de criar uma experiência ímpar a quem compra, vende ou aluga casas. Já são 16 anos a contribuir com dedicação e profissionalismo no sector imobiliário e adoramos partilhar todo o nosso conhecimento com o público em geral.



Obrigado pelo vosso apoio!

A entregar os melhores artigos imobiliários



newsletter

Subscreva a nossa Newsletter

Receba os artigos no seu email semanalmente



Leia mais artigos em Destaque

 Férias em autocaravana

Férias em autocaravana – o que precisa saber

Férias em autocaravana

Quero ler este artigo
Seguro multirriscos habitação

Tudo sobre seguro multirriscos habitação

Seguro multirriscos habitação

Quero ler este artigo
Dicas para decorar a casa para a primavera

Dicas para decorar a casa para a primavera

Decorar a casa na primavera

Quero ler este artigo
Bullying imobiliário do senhorio

Bullying imobiliário – O que é e como se pode defender

Bullying imobiliário

Quero ler este artigo
Licença de habitação: o que é e para que serve?

Licença de habitação: o que é e para que serve?

Licença de habitação

Quero ler este artigo
Troca de casa

Permuta de imóvel: tudo o que precisa de saber

Troca por troca

Quero ler este artigo
Mulher faz ruido

Tudo o que precisa de saber sobre a lei do ruído

Lei do ruido

Quero ler este artigo
Perguntas sobre as mais valias

Calcular as mais valias: O que são e como o fazer

Calcular as mais valias

Quero ler este artigo
Homem com certificado energético

Certificado energético e a sua importância

Certificado energético

Quero ler este artigo

A tecnologia está sempre a evoluir e o ramo imobiliário está em constante mudança.
Queremos garantir que estamos bem posicionados para trabalhar no limiar desta indústria de uma forma significativa para que não nos falte um passo na entrega do melhor produto aos nossos cliente.

SEMPRE A PENSAR EM SI
sempre a pensar em si