Permitem-nos sentir o ar mais leve e trazer um pouco da Natureza até nós. Veja os cuidados a ter com plantas em casa.
Para quem é um iniciante nos temas da botânica, mas deseja e sonha com uma casa cheia de plantas verdinhas e cheias de vida, então, este artigo vai-lhe ser extremamente útil.
Verá, no final, como tudo é mais simples do que imagina e ter plantas em casa exige apenas um pouco mais de tempo, paciência e dedicação.
Além disso, deve compreender que cada tipo de planta tem as suas necessidades e, como tal, se está a tratá-las como igual, está a cometer um grande erro.
“É como lidamos com as pessoas: cada uma tem a sua personalidade – o mesmo acontece com as plantas, ou quase. "
6 dicas para cuidar das plantas em casa
Existem algumas dicas fundamentais para cuidar de plantas, que vão tornar todo o processo mais simples, fácil, rápido e até quase automático
O resultado? Plantas e habitantes mais felizes.
Escolher o local adequado
Normalmente esta indicação, encontra-se inscrita no vaso ou, caso contrário, questione no horto ou florista onde efetuar a compra.
Isto porque não há uma resposta universal: há plantas que querem muita luz solar; há outras que preferem luz média e outras que não podem receber luz solar diretamente.
Como tal, a luz solar é muito importante quando o tema são as plantas que podemos ter em casa. Por isso, deve pensar na sua casa e nas condições da mesma, porque isso vai influenciar a escolha das plantas.
Não regar a mais, nem a menos
Da mesma forma que algumas plantas precisam de muita luz e outras de pouca, o mesmo acontece com a quantidade de água.
Se muitas plantas morrem por falta de água, a verdade é que é o cenário contrário o mais comum e frequente: sim, o excesso de água.
E a própria planta vai-lhe dando indicação: uma “planta feliz” tem a terra húmida, mas não molhada.
Por isso, para saber quando deve regar, coloque um dedo no substrato para sentir se está seco ou húmido. Regue apenas quando estiver seco. E quando o fizer, cubra toda a zona em redor da planta e não apenas num local, dado que a água tem de estar uniformemente espalhada por todas as raízes.
Mudar a planta de vaso
Muitas plantas começam a murchar, porque ficam demasiado tempo no mesmo vaso. Porém deve estar atento às raízes, porque estas podem não ter espaço para crescer.
Quando efetuar a mudança, deve cobrir metade do vaso novo com um substrato adequado, colocar a planta no meio e preencher até acima. As raízes nunca devem ficar no fundo do vaso ou não vão ter espaço para se desenvolver.
Escolher o substrato adequado
Confirme junto do horto ou florista mais perto de casa qual o melhor substrato para determinada planta. Assim comprará o produto certo e evitará gastar dinheiro no que lhe parece mais indicado e ter, semanas mais tarde, uma planta a morrer.
Não esquecer a drenagem
Este é um processo essencial para o crescimento saudável das plantas em casa. No momento de transplantar para um novo vaso, certifique-se que o novo vaso ou floreira tem buracos na base do recipiente.
Se não tiver, o substrato acabará por ficar com aspeto de “papa” e as raízes irão apodrecer devido ao excesso de humidade. Pior ainda: poderão aparecer doenças de origem fúngicas.
Remover as folhas danificadas
As folhas secas ou danificadas das plantas precisam de mais nutrientes para reavivarem, por isso, sempre que vir uma destas, deve retirá-las imediatamente.
Senão, a maioria dos nutrientes e minerais estão a ser absorvidos diretamente para essas folhas. É mesmo indicado que as retire.
"Como as plantas, a amizade não deve ser muito nem pouco regada" – Carlos Drummond de Andrade - Poeta
Gaiacasas
Somos uma equipa apaixonada e motivada com o objetivo de criar uma experiência ímpar a quem compra, vende ou aluga casas.
Já são 16 anos a contribuir com dedicação e profissionalismo no sector imobiliário e adoramos partilhar todo o nosso conhecimento com o público em geral.
Obrigado pelo vosso apoio!
A entregar os melhores artigos imobiliários