Alergias? Conheças as 10 dicas para não ter alergias em casa

📘  Artigo escrito por Gaiacasas

  out. 3, 2021 | Tempo de leitura 2,55 seg

Alergias



rapariga a espirrar

Com as mudanças de estação chegam as indesejadas alergias. Sabia que há coisas que não deve ter em casa, porque pioram a sua saúde?

Saiba quais são.

Sim, é possível ter uma casa à prova de alergias, desde que respeite algumas regras, entre as quais eliminar a presença de determinados elementos. Por isso, vamos dizer-lhe o que não deve ter em casa e verá como se sentirá muito melhor depois de alguns dias.

É principalmente no outono e primavera que os problemas alérgicos mais se agravam, pela quantidade de pó, pólen e outras substâncias perigosas que circulam no ar.

E se não pode controlar o ambiente da rua nem o do local de trabalho, então, faça-o, pelo menos em casa.











O que é uma alergia?


Uma alergia é uma reação do sistema imunológico do corpo a uma substância estranha e inofensiva que normalmente não desencadearia uma resposta imunológica em pessoas não alérgicas. Esta substância estranha, chamada de alérgeno, pode ser encontrada no meio ambiente, em alimentos, medicamentos, picadas de insetos, entre outros.

Quando uma pessoa alérgica entra em contato com um alérgeno específico, o sistema imunológico reage de forma exagerada e inapropriada e liberta substâncias químicas, como histamina, que causam uma série de sintomas. Os sintomas de uma alergia podem variar de leves a graves e podem afetar diferentes partes do corpo.

Alguns sintomas comuns de alergias incluem:

Comichão; Espirros; Congestão nasal; Tosse; Falta de ar; Inchaço dos lábios, língua ou rosto; Náusea; Vômitos; Diarreia. As alergias podem ser desencadeadas por uma ampla variedade de alérgenos, como pólen de plantas, ácaros, mofo, pelos de animais, alimentos (como amendoim, leite, ovos e mariscos), picadas de insetos (como abelhas e vespas), medicamentos (como penicilina) e produtos químicos.

Algumas alergias, como a febre do feno e alergias alimentares, são muito comuns, enquanto outras são menos comuns.

O tratamento das alergias pode envolver o uso de medicamentos antialérgicos para aliviar os sintomas, evitar o contato com o alérgeno desencadeante sempre que possível e, em alguns casos, imunoterapia alérgica, que pode ajudar a reduzir a sensibilidade do sistema imunológico ao alérgeno ao longo do tempo.

É importante que pessoas com alergias conheçam os seus alérgenos e saibam como gerir as suas reações alérgicas para evitar complicações graves.



Como evitar as alergias em casa?


Espirros, congestão nasal, corrimento e comichão; os olhos vermelhos, lacrimejantes e com comichão; em casos mais graves, como os de asma, podem surgir dificuldades respiratórias e até um aperto no peito. Vamos tentar minimizar estes problemas?

Então, elimine ou ajuste estas coisas do seu lar.

  • 1. Colchões e almofadas: Estes são dois objetos que os ácaros mais adoram, pelo que deve ter alguns cuidados, nomeadamente trocar regularmente as fronhas e colocar capas impermeáveis nas almofadas. No que ao colchão diz respeito, deve colocá-lo a arejar pelo menos uma vez por mês e substituí-lo de X em X anos, de acordo com as recomendações da marca.

  • 2. Sofás e poltronas: Mais objetos que podem atrair pó e ácaros, pelo que o que deve fazer é apostar numa boa manutenção de limpeza. Para lhe facilitar a vida, escolha tecidos lisos e sem grandes trabalhados, para evitar uma maior acumulação de pó.

  • 3. Cortinas: A este ponto já percebeu que deve ter cuidado com os tecidos de casa, verdade? Pois, as cortinas não são exceção, já que devem ser ladas mensalmente. Estores e persianas faça uma lavagem profunda a cada mudança de estação.

  • 4. Toalhas: As toalhas devem ser trocadas, no mínimo, uma vez por semana. E falamos de todas: de banho, rosto e mãos, sendo estas duas normalmente as mais utilizadas. Quando chegar o momento de comprar novas toalhas, escolha materiais antialérgicos e naturais.

  • 5. Roupa de cama: De igual modo, a roupa de cama deve ser lavada e trocada uma vez por semana e mais frequentemente se a pessoa tiver dermatite atópica. Se tem alergias, saiba que deve privilegiar os lençóis de algodão, edredões e almofadas de fibras sintéticas, que permitem lavagens frequentes a mais de 60º, temperatura a que se conseguem eliminar os ácaros.

  • 6. Tapetes: Também as carpetes e a tapetes retêm inúmeros alergénios. Aqui, mais uma vez, os materiais a dar prioridade são os de algodão e que possam ser laváveis a uma temperatura mínima de 60ºC.

  • 7. Lareiras: Controlar a humidade dentro de casa é fundamental para ajudar a reduzir a propagação dos fungos e dos ácaros. Por isso, por muito bem que lhe saiba nos dias frios, deve evitar o sobreaquecimento excessivo do ar.

  • 8. Vassouras: Se tem alergias, uma das coisas que não deve ter em casa é a vassoura: parece um objeto de uso pratico, mas, de facto, levanta mais pó do que aquele que consegue efetivamente recolher.

  • 9. Móveis trabalhados: Quanto mais detalhes e entrâncias tiver um móvel, mais fácil será de acumular pó nesses espaços que podem, de facto, ser muito difícil de limpar. Prefira mobília de linhas simples e minimalistas.

  • 10. Velas com cheiro: Deixam um aroma muito agradável espalhado pela casa e fazem-nos até sentir mais relaxados. Mas no caso de ter alergias, então esta é uma das coisas que não deve ter em casa. Se não conseguir resistir, opte pelas mais naturais.

Como evitar as alergias em casa?


E o que pode realmente fazer? Falamos do que deve evitar, mas, então, o que deve fazer? Tome nota!


  • 1. Arejar os espaços: Sempre que possível, deixe as janelas abertas e permite que o ar circule pela casa, porque tal evitar a acumulação de poeiras, ácaros e fungos.

  • 2. Utilizar desumidificador de ar: O desumidificador de ar ajuda muito no combate às alergias, visto que pode criar um ambiente inóspito para os ácaros, quer com a eliminação destes e de outros microrganismos quer com o seu abandono do local.

  • 3. Fazer uma limpeza profunda: Nem sempre é possível fazer uma limpeza mais profunda todas as semanas, pelo que opte, então, para fazê-lo, pelo menos uma vez por mês. Ao fazê-lo, opte por usar um pano húmido - pode parecer estranho, mas este truque pode ajudar a eliminar melhor o pó do mobiliário lá de casa.





homem a respirar bem

"O maior erro que um homem pode cometer é sacrificar a sua saúde a qualquer outra vantagem." – Arthur Schopenhauer - Filósofo


copywriter
Gaiacasas

Somos uma equipa apaixonada e motivada com o objetivo de criar uma experiência ímpar a quem compra, vende ou aluga casas. Já são 16 anos a contribuir com dedicação e profissionalismo no sector imobiliário e adoramos partilhar todo o nosso conhecimento com o público em geral.



Obrigado pelo vosso apoio!

A entregar os melhores artigos imobiliários



newsletter

Subscreva a nossa Newsletter

Receba os artigos no seu email semanalmente



Leia mais artigos em Destaque

Homem escreve no contrato

Contrato de Promessa Compra e Venda (CPCV) Como fazer e o que é

Contrato de Promessa Compra e Venda

Quero ler este artigo
Artigo de opinião

Marketing digital e os profissionais no imobiliário

Marketing digital no imobiliário

Quero ler este artigo
 Certificação sísmica

Certificação sísmica - A importância na compra de casa

Certificação sísmica

Quero ler este artigo
Glossário

Glossário imobiliário Gaiacasas - parte 1

Glossário imobiliário

Quero ler este artigo
Calendário de limpeza

Calendário de limpeza: o que limpar e quando limpar

Calendário de limpeza

Quero ler este artigo
Ativar a garantia

Garantia de produtos: Como ativar a garantia

Garantias de produtos

Quero ler este artigo
A senhora a dormir bem

Quer dormir melhor? Aqui estão as 9 SUPER dicas da Gaiacasas

Descanso em casa

Quero ler este artigo
casal a comprar casa

Comprar casa: Saiba como estar pronto para dar os passos certos

Comprar casa

Quero ler este artigo
comprar duas casas

Como comprar uma segunda casa

Segunda habitação

Quero ler este artigo

A tecnologia está sempre a evoluir e o ramo imobiliário está em constante mudança.
Queremos garantir que estamos bem posicionados para trabalhar no limiar desta indústria de uma forma significativa para que não nos falte um passo na entrega do melhor produto aos nossos cliente.

SEMPRE A PENSAR EM SI
sempre a pensar em si