Avaliação bancária atinge novo recorde

📘  Artigo escrito por Gaiacasas

  jan. 12, 2022 | Tempo de leitura 1,50seg

Avaliação bancária



avaliacao bancaria em portugal

A avaliação bancária, em Portugal, atinge novo recorde, ou seja, 1.272 euros por m2.

Quando se fala em pedir um crédito habitação para comprar uma casa, um dos passos a tomar é a avaliação bancária ao imóvel.

Segundo os dados mais recentes do INE, o número de avaliações bancárias realizadas em novembro subiu 5,7% face a outubro, sendo o valor mais alto desde que há registos pelo instituto de estatística.

“Os números do INE mostram que, em novembro, foram consideradas cerca de 30.000 avaliações bancárias, o que equivale a mais 8,7% que em novembro de 2020."

O valor médio das avaliações bancárias realizadas no âmbito de pedidos de crédito à habitação aumentou, face ao mês anterior, em todas as regiões, à exceção do Alentejo e da Madeira, que mantiveram o mesmo valor.

As maiores variações foram registadas no Centro e no Algarve, com 2,2% e 2,1%, respetivamente.

Do total de avaliações realizadas em novembro, 18.858 foram apartamentos e 10.754 moradias.



avaliacao bancaria




Apartamentos: avaliação sobe 11,9%

No que diz respeito aos apartamentos, o valor médio de avaliação bancária foi de 1.401 euros/m2, tendo aumentado 11,9% em relação a novembro de 2020.

O valor mais elevado foi observado no Algarve (1.701 euros/m2) e o mais baixo no Alentejo (905 euros/m2).

A Área Metropolitana de Lisboa apresentou o crescimento homólogo (em relação a 2020) mais expressivo (11,6%). Já a Região Autónoma dos Açores registou a menor subida (2,0%).

Comparando a outubro de 2021, o valor de avaliação dos apartamentos subiu 1,2%, sendo que a única descida foi registada na Região Autónoma da Madeira (-0,1%).

Por outro lado, foi na Região Autónoma dos Açores onde se observou a maior subida (3,3%).

Moradias: valor médio cresceu 8,1%

O valor médio da avaliação bancária em moradias subiu em relação ao mesmo mês do ano anterior – 8,1%, fixando-se nos 1.031 euros/m2.

O Algarve apresentou o maior crescimento homólogo (10,3%) sendo que o menor ocorreu na Região Autónoma dos Açores (1,2%).

“Os valores mais elevados observaram-se no Algarve (1.758 euros/m2) e na Área Metropolitana de Lisboa (1.694 euros/m2), tendo o Alentejo registado o valor mais baixo (840 euros/m2), referiu o INE."

Em comparação com outubro de 2021, o valor de avaliação aumentou 2,1%. O Algarve apresentou o aumento mais acentuado (6%), tendo o Alentejo apresentado a única redução (-2,2%). “Comparando com outubro, os valores das moradias T2, T3 e T4, tipologias responsáveis por 88,9% das avaliações, atingiram os 976 euros/m2 (mais 20 euros), 1.019 euros/m2 (mais 22 euros) e 1.092 euros/m2 (mais 14 euros)”, apontam.

De forma geral , as maiores subidas mensais registaram-se no Centro e no Algarve, e o maior crescimento homólogo verificou-se na Área Metropolitana de Lisboa.

Em 27 de janeiro, o INE divulgará os dados da avaliação bancária relativos a dezembro, será que o recorde será ultrapassado?

Siga o Blog da Gaiacasas e ficará a par das notícias no imobiliário.






avaliacao em portugal

"Para ganhar basta poupar" - Provérbio popular


copywriter
Gaiacasas

Somos uma equipa apaixonada e motivada com o objetivo de criar uma experiência ímpar a quem compra, vende ou aluga casas. Já são 16 anos a contribuir com dedicação e profissionalismo no sector imobiliário e adoramos partilhar todo o nosso conhecimento com o público em geral.



Obrigado pelo vosso apoio!

A entregar os melhores artigos imobiliários



newsletter

Subscreva a nossa Newsletter

Receba os artigos no seu email semanalmente



Leia mais artigos em Destaque

Mulher precocupada com contrato

A importância de ser Fiador para comprar ou arrendar casa

Fiador de um contrato imobiliário

Quero ler este artigo
homem compra o seguro na internet

Seguro de caução ou garantia bancária. Qual a melhor solução?

Seguro de caução ou garantia bancária

Quero ler este artigo
Prédios altos

Vila Nova de Gaia – prédio mais alto do país, pelo grupo Fortera

Prédio mais alto de Portugal

Quero ler este artigo
Bandeira portuguesa

Como comprar casa em Portugal sendo emigrante

Comprar casa como emigrante

Quero ler este artigo
Crédito pessoal

Como conseguir o melhor crédito pessoal?

Crédito pessoal

Quero ler este artigo
Regulamento do condomínio

Regulamento do condomínio: que informações deve conter?

Regulamento do condomínio

Quero ler este artigo
relógios a mudar a hora

Mudança de hora: qual o impacto nas visitas a imóveis?

Mudança da hora

Quero ler este artigo
Palete de cores neutras

Tons neutros na decoração? Descubra as fantásticas vantagens na decoração

Tons da casa

Quero ler este artigo
Bebe a refrescar-se na piscina

Saiba como para refrescar a casa sem aumentar a fatura da luz

Refrescar e poupar

Quero ler este artigo

A tecnologia está sempre a evoluir e o ramo imobiliário está em constante mudança.
Queremos garantir que estamos bem posicionados para trabalhar no limiar desta indústria de uma forma significativa para que não nos falte um passo na entrega do melhor produto aos nossos cliente.

SEMPRE A PENSAR EM SI
sempre a pensar em si