Descubra a excelente qualidade de vida em Portugal

📘  Artigo escrito por Gaiacasas

  set 15, 2021 | Tempo de leitura 2.12 seg

Para muitos viver em Portugal é qualidade de vida



apoio ao arrendamento

Portugal tem-se assumido nos últimos anos como um destino turístico de excelência, devido a uma combinação de factores: a localização geográfica privilegiada, um clima temperado e uma qualidade de vida sócio-económica acima da média.

Tudo isso resultou num aumento das taxas de turistas e visitantes pontuais, mas também num aumento de nómadas digitais, reformados e outros visitantes que não se deslocam ao país necessariamente para visitar, mas também o escolhem para viver.

Uma das provas dessa mais-valia de Portugal verificou-se durante a recente emergência higiénico-sanitária.

Com a pandemia do novo coronavirus a obrigar milhares de pessoas ao recolhimento domiciliário e a levar à estagnação do turismo, foram muitos os estrangeiros que escolheram o território nacional para se fixarem, combinando condições de vida a condições de trabalho únicas e ímpares.

Se, por um lado, sabemos como é o clima em Portugal, por outro é difícil avaliar a qualidade de vida do país. Se está a pensar mudar-se para cá, então essa é uma questão pertinente que certamente se coloca.

No entanto, tudo se torna mais fácil conferindo os dados oficiais da Eurostat, que analisa diferentes critérios para avaliar o nível de qualidade de vida nos diferentes países membros da União Europeia




“Então o que nos diz os mais recentes dados oficiais da Eurostat acerca da qualidade de vida em Portugal? "
deco


O impacto da habitação na qualidade de vida dos portugueses

São vários os factores que a Eurostat analisa para avaliar a qualidade de vida dos diferentes estados membro da União Europeia, mas nenhum será tão importante quanto a habitação.

Afinal de contas, a forma como vivemos e onde vivemos impacta decisivamente a nossa qualidade de vida, a qualidade de como trabalhamos e até a nossa saúde física e mental.

É certo que o direito à habitação está consagrado nos direitos do Homem, mas nem sempre a prática corresponde à teoria. Arranjar casa em Portugal pode ser complicado, especialmente nos grandes centros urbanos, que disponibilizam das rendas mais elevadas de toda a União Europeia em proporção com o custo de vida local

No entanto, Portugal disponibiliza uma excelente oferta imobiliária, com um conjunto habitacional acima da média. É certo que as rendas elevadas levam a que muitas pessoas procurem casas para dividir, mas no geral a habitação em Portugal é de elevada qualidade, tanto a nível térmico, quanto acústico e material.

Para quem está a pensar vir viver para Portugal, procurar casa para comprar nos arredores dos grandes centros urbanos pode ser uma opção para economizar dinheiro.

Porém, o mercado de arrendamento, especialmente o temporário e turístico, nunca esteve tão activo e estimulante, com uma oferta vasta e bastante eclética.

Existem ainda ofertas mais originais, como os hosteis, por exemplo.



O nível económico dos portugueses

E como vão as finanças dos Portugueses?

É certo que a saúde, a educação e o meio ambiente são pilares fundamentais para uma vida feliz, mas nada disso será possível sem saúde financeira. E isso só é conseguido com qualidade de vida e capacidade financeira das famílias

É certo que, neste ponto, Portugal não consegue rivalizar com os seus vizinhos nórdicos, como a Dinamarca, a Finlândia e a Suécia, mas o país situa-se confortavelmente numa posição a meio da tabela.

É que hoje em dia, em plena era digital, a internet permite trabalhar à distância, fazendo com que muitos nómadas digitais procurem outros factores quando chega ao momento de escolher o seu local para assentar arraial.

O clima, temperado e moderado no inverno, é um óptimo atractivo, mas também a localização geográfica privilegiada. Especialmente a costa portuguesa, com as suas praias, é cada vez mais convidativa para quem vem de fora, procurando o conforto e a proximidade do mar.

Portugal pode não ser um país feliz no trabalho, mas é um país para se ser feliz enquanto se trabalha.

É um país cada vez mais instruído, com taxas de educação superior cada vez mais elevadas, o que se reflecte num bom sistema nacional de saúde, numa boa resposta ambiental e, claro, em bons serviços e num forte sector terciário

Além disso, existe confiança no sistema legal e nas instituições do Estado, sendo igualmente um óptimo país em termos de segurança, ideal para quem quer construir família.

Assim, Portugal é, de acordo com a Eurostat, um dos países da União Europeia com as mais felizes relações pessoais.

Não é de admirar, o que há para não estar feliz num país assim? Venha descobrir também e se está a pensar mudar-se para Portugal, são mais as razões para o fazer do que para decidir pela negativa.



apoios no imobiliário

"Tudo vale a pena se a alma não é pequena" – Fernando Pessoa - Poeta


copywriter
Gaiacasas

Somos uma equipa apaixonada e motivada com o objetivo de criar uma experiência ímpar a quem compra, vende ou aluga casas. Já são 16 anos a contribuir com dedicação e profissionalismo no sector imobiliário e adoramos partilhar todo o nosso conhecimento com o público em geral.



Obrigado pelo vosso apoio!

A entregar os melhores artigos imobiliários



newsletter

Subscreva a nossa Newsletter

Receba os artigos no seu email semanalmente



Leia mais artigos em Destaque

Bandeira portuguesa

Como comprar casa em Portugal sendo emigrante

Comprar casa como emigrante

Quero ler este artigo
Artigo de opinião

Como mudei de casa (quase) sem stress

Como mudar de casa

Quero ler este artigo
Poupar nas férias

5 Dicas para poupar nas férias

Como poupar nas férias

Quero ler este artigo
Decoração da casa

Decoração da casa – pormenores que fazem toda a diferença

Decoração da casa

Quero ler este artigo
A Caderneta Predial

A Caderneta Predial é o documento mais importante de um imóvel?

Verdadeiro ou falso?

Quero ler este artigo
Imobiliario em 2022

Quais são as tendências do setor imobiliário para 2022?

Previsões no imobiliário para 2022

Quero ler este artigo
Imposto Imi

De que forma podemos baixar o imi do nosso imóvel?

Desconto no imi

Quero ler este artigo
Decorar a casa

Dicas como decorar as paredes para dar mais vida à sua casa

Dê boas energias à sua casa

Quero ler este artigo
humidade

8 Dicas para evitar a humidade em casa

Dicas "Smart" como evitar a Humidade dentro da sua casa

Quero ler este artigo

A tecnologia está sempre a evoluir e o ramo imobiliário está em constante mudança.
Queremos garantir que estamos bem posicionados para trabalhar no limiar desta indústria de uma forma significativa para que não nos falte um passo na entrega do melhor produto aos nossos cliente.

SEMPRE A PENSAR EM SI
sempre a pensar em si