Ter uma sala pequena não significa que se deve limitar na decoração. Há truques para contornar este problema.
Cada vez mais os apartamentos são mais pequenos, fruto de uma construção desenfreada – não é à toa que se dizem que as construções de prédios proliferam como cogumelos na floresta.
Mas há dicas para fazer uma sala pequena parecer bem maior.
Não podendo ter a casa dos seus sonhos, adapte os seus sonhos à casa que tem ou pode comprar.
“Tal implica fazer alguns ajustes que podem até ser bem mais simples e acessíveis do que imagina. "
8 dicas para fazer a sala pequena parecer grande
Tome notas das sugestões porque verá que são úteis e nada complicadas de implementar. No final, parecerá que tem uma sala completamente nova.
1. Cores claras
Para que qualquer ambiente pareça maior, o ideal é usar sempre cores claras e tons neutros, porque não comprometem com nenhum estilo decorativo e cria uma linha homogénea de género.
2. Listas verticais
Quando a sala é pequena, mas não gosta de usar só cores monocromáticas e precisa de algo que dê alguma graça ao espaço, então, pondere usar papel de parede com riscas verticais.
Esta ação tem dois objetivos.
Primeiro vai criar a sensação de amplitude do espaço e, em segundo lugar, vai ter um ponto de interesse nas paredes de casa, que vai chamar à atenção de quem visita o espaço.
3. Móveis pequenos
Se a sala é pequena, então, deve optar por escolher mobiliário pequeno, que seja proporcional ao espaço, caso contrário vai criar uma divisão demasiado cheia, o que pode dar a sensação de claustrofobia, de uma área desorganizada e sem nexo.
Assim sendo, em salas pequenas pondere mesmo o que pode dispensar, como a mesa de centro ou um sofá mais pequeno e uma mesa pequena, mas extensível, para os dias de festa.
De outro modo, pode, igualmente, escolher móveis com linhas finas e até privilegiar o vidro, pois como é um material transparente, permite prolongar o espaço.
4. Deixe a luz entrar
Se a sua sala permite ter acesso a luz natural, então, use isso a seu favor e, como tal, esqueça as cortinas escuras e prefira os tecidos semitransparentes.
A luz desempenha um papel muito importante nos ambientes, pois pode contribuir para ampliar a perceção de espaço e até para nos sentirmos mais leves, relaxados e tranquilos.
5. Peças multiuso
Quando falta espaço, há que ser criativo e ter objetos multifuncionais.
Por exemplo, um sofá que tenha espaço de arrumação; uma mesa que seja extensível e, assim, poder servir como home office; ter pufes que tanto funcionam como local para sentar, como mesa de apoio, como espaço de arrumação.
6. Espelhos
Os espelhos são os melhores amigos dos espaços pequenos, mas há que saber colocá-los no sítio certo, caso contrário de nada adiantará.
E qual é esse local, então?
Deve colocar os espelhos de frente para as janelas, porque assim irá refletir a luz natural, dando a ideia de que o espaço é realmente muito maior.
Para tal, escolha um espelho bem grande e planeie bem a sua posição.
7. Aproveitar o pé direito
Se tem a sala pequena, mas um pé direito alto, então, faça bem uso disso mesmo. Poderá espalhar molduras com as suas fotografias preferidas.
Ou estantes que vão dar muito jeito para criar nichos de arrumação, mas também para colocar objetos decorativos.
8. Menos é mais
Quando as divisões são pequenas – e não apenas a sala, pelo que este é um último truque que pode adotar em qualquer espaço e cantinho da sua casa - quanto menos móveis houver no ambiente, mais espaço irá sobrar.
Não encha o local, certifique-se bem do que é essencial, do que precisa e sentirá que poderá finalmente respirar tranquilamente e aproveitar devidamente cada espaço do seu lar.
"A verdadeira felicidade está na própria casa, entre as alegrias da família." – Leon Tolstói - Escritor
Gaiacasas
Somos uma equipa apaixonada e motivada com o objetivo de criar uma experiência ímpar a quem compra, vende ou aluga casas.
Já são 16 anos a contribuir com dedicação e profissionalismo no sector imobiliário e adoramos partilhar todo o nosso conhecimento com o público em geral.
Obrigado pelo vosso apoio!
A entregar os melhores artigos imobiliários