O Home Staging é uma técnica usada já há algum tempo no setor imobiliário.
O termo surgiu nos anos 70 nos Estados Unidos, tendo sido adotado na Europa a partir dos anos 90.
Em Portugal, a técnica tem vindo a crescer nos últimos anos.
“Neste artigo, vamos explorar os benefícios desta estratégia e perceber se realmente vale a pena investir nela."
Home staging - o que é?
Home staging é uma ferramenta de marketing imobiliário que consiste em preparar um imóvel de forma a que este se torne mais atrativo para vender ou arrendar.
Através de uma decoração aconchegante, o home staging transforma a aparência de um imóvel de forma a que este cative os potenciais compradores ou inquilinos.
Benefícios do home staging
A primeira impressão é fundamental quando se fala na escolha de um imóvel.
O home staging tem sido considerado uma ferramenta eficaz na agilização do processo de venda de um imóvel, uma vez que uma casa com uma boa apresentação convence mais rapidamente do que um imóvel vazio.
Com a casa “encenada”, como se fosse um verdadeiro lar, o potencial comprador consegue sentir-se em casa mais facilmente, tomando decisões mais rapidamente.
O home staging não deve ser confundido com decoração de interiores, a intenção não é deixar a casa totalmente pronta e completamente decorada, mas sim de dar a ideia principal de cada espaço,
de tornar a casa num lar e de proporcionar emoções aos visitantes, para que eles se possam imaginar a viver no imóvel.
Com o home staging, o visitante pode ter uma noção de como pode aproveitar os espaços disponíveis.
Hoje em dia, quem quer comprar ou arrendar um imóvel, começa sempre por procurar online.
Um imóvel com fotografias de qualidade e com uma boa apresentação tem menos probabilidades de passar despercebido.
Algumas dicas para que o home staging funcione:
- A decoração deve ser feite de uma forma genérica, para agradar o maior número de pessoas. Por isso, é importante usar tons neutros e decorações simples;
- Certifique-se que o imóvel tenha o mínimo de objetos possíveis, deixe os espaços amplos, com uma decoração minimalista;
- Guarde os seus objetos pessoais, como fotografias, para que quem veja, se possa imaginar a viver ali mais facilmente;
- Se estiver a vender/arrendar um imóvel já mobilado, certifique-se que a mobília esteja em bom estado. Caso o imóvel esteja vazio, tem a opção de arrendar mobiliário.
Como podemos ver, o home staging tem o potencial de tornar as vendas e os arrendamentos de imóveis mais rápidos.
Para ter uma ideia, a Associação Espanhola de Home Staging estimou que a técnica torna o processo de venda de imóveis 8 vezes mais rápido!
Ainda que esta técnica implique algum investimento de tempo e dinheiro, o home staging vale a pena, uma vez que aumenta as hipóteses de vender um imóvel mais rapidamente, para além de aumentar o valor do imóvel.
O home staging pode ser um grande aliado para quem queira vender ou arrendar um imóvel, uma vez que é uma forma de sobressair em relação a outros imóveis que não adotem esta estratégia. :
"O Home staging já não é uma opção mas sim um segmento do imobiliário" - Barabara Corcoran - Investidora/Empresária
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