As casas inteligentes ou "smart homes" são casas nas quais as diversas instalações e sistemas são monitorizados e podem ser controlados remotamente com um simples dispositivo com conexão à Internet.
Se pretende saber mais sobre este tipo de habitações e, sobretudo,
como contribuem para o aumento da eficiência energética das casas, com a consequente poupança económica,
convidamo-lo a continuar a ler este artigo.
“A Selectra energia sugere que o novo sistema do mercado de energia propociona uma vaga de novas opções versáteis facilitando desta forma a comunicação entre as novas companhias e os utilizadores portugueses "
Benefícios de casas inteligentes
A automatização dos edifícios, graças à domótica, permite ter casas à medida, ajustadas às necessidades particulares de cada utilizador
As interações que os sistemas de domóticos permitem são projetadas para garantir as seguintes funcionalidades:
- Segurança
- Conforto
- Poupança de energia
O melhor destes sistemas não é apenas que possam ser controlados remotamente, mas que também sejam capazes de aprender, se adaptar e realizar as suas próprias ações com base em aspectos e situações previamente programadas pelos utilizadores, tais como a iluminação ou a temperatura externa.
Este controlo é possível pois o grande crescimento dos serviços oferecidos pelas operadoras de telecomunicações é cada vez maior, e por isso, contratar internet móvel ou ofertas de fibra ótica é cada vez mais fácil e barato
Quem é que hoje em dia não tem um smartphone com internet?
Pois bem, saiba o que pode controlar através destes dois elementos:
Segurança
Os sistemas de segurança não são apenas alarmes, os quais também já são inteligentes
Neste campo realçamos a importância das casas inteligentes que podem avisar que quando haja possibilidade de uma fuga de água ou até incêndio assim que logo que surja fumo, evitando assim problemas para a saúde dos habitantes e da própria casa.
Mas não só detecta e avisa, como também são capazes de alertar especialistas e forças de segurança, além de tomar medidas para evitar que esses problemas se agravem.
Conforto
Estas casas tecnológicas aumentam o conforto dos seus inquilinos. Graças aos sistemas de domótica, qualquer sistema doméstico inteligente pode ser controlado remotamente.
Desta forma, já é possível colocar na casa a temperatura desejada para quando chegarmos sentirmo-nos bem, ter a comida pronta já que até o forno podemos controlar pelo nosso smartphone ou acender ou apagar as luzes a partir de qualquer lugar.
Poupança de energia
É certamente a vantagem principal que a maioria das pessoas vê quando decide dar um passo à aquisição de uma casa inteligente.
Os sistemas de domótica permitem um uso muito mais eficiente dos sistemas de consumo de energia de uma casa, reduzindo assim o consumo de energia e, portanto, poupando dinheiro com contas de luz mais baixas.
Mas como é que se consegue uma casa inteligente que poupe energia?
Uma casa inteligente pode consumir entre 25 e 30% menos energia do que uma casa convencional
Isso significaria que, com o que poupam de energia, o investimento pode ser recuperado em cerca de dois ou três anos.
No entanto, existem mais coisas que se podem controlar tais como a televisão e os sistemas de alarme
Seguidamente iremos abordar os três campos principais que permitem poupar mais energia numa casa inteligente
Quando falamos do controlo remoto da iluminação, focamos na possibilidade de acender ou apagar a luz estando fora de casa.
No entanto, esta não é a maior vantagem da domotização da iluminação do lar. Como já dissemos, este tipo de sistemas são capazes de aprender por si próprios, adaptando a iluminação da casa ao tempo, à luz natural existente ou à pessoa que esteja numa determinada divisão da casa.
Dentro da segurança do lar, estes tipos de sistemas permitem-nos fazer com que a casa pareça habitada quando vamos de férias, evitando e afastando possíveis assaltos.
O stand-by, acredite ou não, consome 11% da energia do mês. Nesse sentido, o controlo remoto permite acabar com este “consumo fantasma”.
Mas onde a eficiência das casas inteligentes é mais notável é nos eletrodomésticos
Desde frigoríficos que nos dizem o que podemos cozinhar ou fazer as nossas compras online, até aos fornos e vitrocerâmicas que adaptam o seu consumo ao que vai ser cozinhado
Por outro lado temos as máquinas de lavar roupa e as de lavar louça que se programam para funcionar nos períodos
onde a eletricidade é mais barata e quando não há várias coisas a funcionar ao mesmo tempo (para evitar o excesso ou falhas de energia devido à baixa potência contratada).
O facto de os sistemas de ar condicionado e aquecimento estarem programados para operar num grau superior ao recomendado supõe 7% a mais de consumo
Nas casas inteligentes, os sistemas de ar condicionado podem ser controlados remotamente ou programados para uma determinada temperatura, em função de uma determinada pessoa.
"Pode ter muito mais poder energético do que rotineiramente é utilizado. Depende da atitude mental" –
GIOVANNI D'ANDREA
Gaiacasas
Somos uma equipa apaixonada e motivada com o objetivo de criar uma experiência ímpar a quem compra, vende ou aluga casas.
Já são 16 anos a contribuir com dedicação e profissionalismo no sector imobiliário e adoramos partilhar todo o nosso conhecimento com o público em geral.
Obrigado pelo vosso apoio!
A entregar os melhores artigos imobiliários