Comprar casa é uma decisão muito importante.
Reunimos algumas dicas para o ajudar a perceber se está ou não pronto para este passo.
Comprar casa é uma decisão de peso na vida financeira de alguém. Sendo um passo tão significativo, não deve ser dado sem antes saber tudo o que está envolvido.
“Para além de todas as questões legais e burocráticas associadas a este investimento, há outras coisas a ter em conta."
1 - Melhor altura do ano para comprar casa
Obviamente que a altura do ano para a compra de uma casa vai sempre ser afetada pela necessidade e urgência de quem a compra.
No entanto, existem duas alturas do ano em que um maior número de casas entra no mercado imobiliário.
Uma delas é no início do ano.
Talvez por ser uma fase muito ligada à ideia de novas resoluções e de recomeços, o plano de trocar de casa tende a ser, muitas vezes, posto em ação nesta fase do ano.
Em parte, provavelmente pela mesma sensação de recomeço, a primavera é outra altura favorita para trocar de casa
.
Além disso, melhor luz, dias maiores e um tempo mais ameno, são fatores que facilitam na hora de ter pedidos de visita à casa.
2 - Calcule a despesa para além do valor do imóvel
Normalmente, o processo de compra de casa inicia-se com o contrato de promessa de compra e venda (CPCV).
Nessa altura, é feito o pagamento de 10% a 15% do valor do imóvel ao vendedor, como sinal de compromisso.
Não se esqueça que numa compra com recurso a crédito habitação, por norma a entidade bancária apenas financia 85% do valor do imóvel.
Eventualmente, numa hipótese muito otimista, poderá conseguir que o banco financie 90% do valor do imóvel. Portanto, não se esqueça que precisa ter como pagar os restantes 10%.
Considere ainda que há uma série de impostos que terá que liquidar relativos à propriedade, bem como seguro de habitação, seguro de vida e eventuais reparações e manutenção do imóvel.
Na compra de casas com piscinas, sistemas de aquecimento e arrefecimento, por exemplo, seria prudente informar-se primeiro dos custos a esperar com a manutenção destes extras. Isso evita surpresas desagradáveis no futuro.
3 - Saiba o que deseja e quanto pode pagar por isso
Claro que precisa ter em conta o orçamento disponível, principalmente se recorrer a crédito habitação.
Esse é um fator que deve sempre ser o ponto de partida para a procura duma casa para comprar, pois é uma enorme perda de tempo ver casas que não temos orçamento para comprar.
Com o teto máximo de orçamento definido, que tal fazer uma lista do que é mais importante para si numa nova casa?
Escreva as suas prioridades.
Tendo essa ideia bem presente, uma ajuda preciosa é recorrer a um agente imobiliário com experiência.
Se estiver acompanhado de um agente imobiliário, ele irá negociar por si com os vendedores.
Por ter também um maior conhecimento do mercado imobiliário, irá ainda ajudá-lo a ver se o seu orçamento e os seus desejos são compatíveis.
4 - Visite todas as casas que valerem a pena
A tecnologia tem feito possível conhecer casas de novas formas, seja por vídeo, fotos ou mesmo visitas virtuais.
No entanto, nada substitui a visita física ao imóvel.
As casas que se enquadram no orçamento e na lista de desejos devem ser visitadas. Ainda assim, pode poupar tempo se solicitar, antes da marcação da visita, um vídeo e uma planta da casa.
Claro que visitar muitas casas pode gerar alguma confusão e indecisão. Mas é a melhor forma de conhecer o ambiente dos imóveis, a exposição solar, a vizinhança, entre outros.
É importante pedir ajuda ao agente imobiliário para visitar todas as casas que podem ser viáveis e depois de cada visita, tomar nota dos pontos positivos e negativos de cada uma para mais tarde tomar uma decisão acertada.
5 - Casas usadas – o que deve saber antes de comprar
Atenção ao comprar uma casa usada. Pode haver a tendência de olhar apenas para a pintura, mas um maior poder de observação pode evitar surpresas desagradáveis no futuro.
As questões de estética são detalhes menores em comparação com a necessidade de fazer obras na cozinha ou casa de banho, por exemplo.
Portanto, é bom saber quanto tempo tem a construção, como está a nível de canalização e eletricidade, se tem tomadas com terra capazes de receber novos eletrodomésticos, entre outras questões de maior relevo.
Não estamos com isto a dizer que não se deve comprar uma casa que precise de remodelações, mas apenas que é bom considerar o custo.
Outra questão é o condomínio. Tente perceber o que já foi feito e o que falta fazer a nível de áreas comuns, pergunte o valor mensal e como tem funcionado.
6 - Comprar casa – como saber se é o momento certo?
Como já mencionamos, comprar casa é um enorme compromisso financeiro. Por esse motivo, muitos ficam hesitantes.
É fundamental saber se é o momento certo para esse passo e, a melhor forma de o fazer, é analisando as nossas próprias condições.
Casamento, plano de ter filhos ou de mudar de emprego a curto prazo podem fazer com que adiar a decisão de comprar casa seja o mais sensato, talvez optando pelo arrendamento.
No entanto, com a devida estabilidade e se a decisão for tomada com a devida prudência, comprar casa pode ser um momento alto da vida de alguém.
Receios fazem parte e são normais, claro está. Ainda assim, nas casas como na vida, quando for “a tal”, vai sentir que é o momento de se comprometer.
"Uma casa é uma máquina de morar." Le Corbusier - Arquiteto
Gaiacasas
Somos uma equipa apaixonada e motivada com o objetivo de criar uma experiência ímpar a quem compra, vende ou aluga casas.
Já são 16 anos a contribuir com dedicação e profissionalismo no sector imobiliário e adoramos partilhar todo o nosso conhecimento com o público em geral.
Obrigado pelo vosso apoio!
A entregar os melhores artigos imobiliários