Investimento sustentável – o papel da digitalização

📘  Artigo escrito por Gaiacasas

  abr 5, 2022 | Tempo de leitura 2,22 seg

Investimento e a digitalização



digital

O conceito de sustentabilidade tem um peso cada vez maior no mundo dos negócios.

Tanto a nível político como económico, os requisitos exigidos alteram-se duma forma dinâmica e complexa, sendo influenciados por fatores tais como maior regulamentação, mudança de valores e concorrência.

“O setor imobiliário, tal como os restantes, precisa reformular as suas aptidões no desenvolvimento e gestão de imóveis com base naquela que é a inegável tendência de futuro: o investimento sustentável."


sustentabilidade das empresas




Acordo Verde Europeu

Em 2021, entrou em vigor a obrigação de divulgação da EU e do Regulamento de Taxonomia da EU, no âmbito do “Acordo Verde Europeu”.

Isso faz com que, cada vez mais, a União Europeia exija que a sustentabilidade seja visível.

Essas medidas visam permitir que os riscos sejam avaliados com a devida antecedência de forma a não comprometer o objetivo de alcançar as metas climáticas dentro do prazo proposto.

Entre outras medidas, o cumprimento das diretivas de governação ambiental e social (ESG), permite aos investidores tomarem conhecimento do grau de sustentabilidade que o desempenho de uma empresa atinge.

Com base nessa informação, poderão então tomar decisões de investimento ponderadas no que toca a títulos negociáveis e ações, investimentos ou fundos imobiliários.

No que diz respeito aos processos de compra e venda de imóveis, a preocupação de fazer investimentos sustentáveis tem um papel de destaque.

Antes duma compra, há necessidade de avaliar o imóvel, efetuando a devida diligência, do ponto de vista da sustentabilidade.

Para que tal seja possível, os investidores precisam recorrer a dados informativos sobre a pegada ecológica do imóvel que tornam a sustentabilidade “quantificável”.

Digitalização nos processos de compra e venda de imóveis

Quando se inicia um processo de compra e venda de imóveis, parte-se do princípio que todos os registos e documentação de interesse devem ser reunidos atempadamente.


Claro que se toda a informação estivesse reunida num só lugar, esse processo fluiria de forma fácil e rápida, no entanto, isso não acontece.



As várias informações necessárias estão reunidas em diferentes sítios, os chamados silos de dados e o acesso a essas informações é restrito a alguns utilizadores.

Com esse fator em mente, a criação de salas de dados virtuais permite “driblar” essa situação de forma segura e prática.

Nessas salas, todos os dados imprescindíveis são colocados à disposição numa única plataforma, com recurso à mais moderna tecnologia, como é o caso da inteligência artificial.

Num único lugar, carteiras imobiliárias completas podem ser geridas e comercializadas digitalmente em qualquer altura e para utilizadores que estejam em qualquer lugar, dando-lhes o acesso a toda a informação necessária para avaliar se determinado imóvel está de acordo com a ESG.

Além disso, esta solução não recorre a suportes de papel, o que a torna não só eficiente, mas também extremamente sustentável.

Dados de um inquérito de 2021 mostram que 70% dos inquiridos reconhece um benefício significativo na melhoria do controlo dos dados e uma maior eficiência devido ao recurso a estas salas de dados virtuais.

Os processos empresariais tornam-se, então, mais rápidos e eficientes com o uso da digitalização de documentos.

Além disso, a digitalização de documentos promove maior sustentabilidade na gestão de ativos.

Digitalização e sustentabilidade – tendências de futuro no setor imobiliário

Para que a ESG e todos os requisitos de divulgação e relatórios resultantes possam ser fiáveis, é necessário que a estrutura de dados esteja devidamente conservada.

Isso implica a recolha, o tratamento e o armazenamento de informação em bases de dados dinâmicas, ou seja, constantemente em atualização.

Só assim os utilizadores podem obter total transparência nos documentos que consultam e agir de acordo com a informação obtida.

Num mundo altamente tecnológico, mas ao mesmo tempo com o assunto da sustentabilidade bem presente, qualquer empresa que queira ter sucesso no mercado precisa seguir toda a tendência de transformação digital.

O setor imobiliário não é exceção e reconhece-se que a digitalização ainda é uma tarefa em curso, em parte por nem todos estarem devidamente familiarizados com os recursos tecnológicos disponíveis.

Ainda assim as expectativas são favoráveis, já que a maioria dos especialistas em imobiliário está a antecipar um aumento do investimento em novas tecnologias já nos próximos dois anos.


Sem sombra de dúvida, a digitalização é a tendência a tornar-se marcante a nível de gestão empresarial para o futuro.







digitalizacao

"As empresas que costumavam usar os mídia para entregar informações, agora são elas próprias que entregam informações"- Andrew Nachison - Jornalista


copywriter
Gaiacasas

Somos uma equipa apaixonada e motivada com o objetivo de criar uma experiência ímpar a quem compra, vende ou aluga casas. Já são 16 anos a contribuir com dedicação e profissionalismo no sector imobiliário e adoramos partilhar todo o nosso conhecimento com o público em geral.



Obrigado pelo vosso apoio!

A entregar os melhores artigos imobiliários



newsletter

Subscreva a nossa Newsletter

Receba os artigos no seu email semanalmente



Leia mais artigos em Destaque

Aviso de Burlas de crédito

Como identificar burlas de crédito

Burlas de crédito

Quero ler este artigo
Intermediários de crédito

Intermediários de crédito – quem são e o que fazem?

Intermediários de crédito

Quero ler este artigo
Prestação do crédito em incumprimento

Não pagou a prestação do crédito – E agora?

Prestação do crédito em incumprimento

Quero ler este artigo
Comprar e vender casa com criptomoedas

Comprar e vender casa com criptomoedas

Comprar casa com criptomoedas

Quero ler este artigo
Fotografia nas casas

Fotografia no imobiliário: o poder de ter boas imagens

Fotografia no imobiliário

Quero ler este artigo
Mudar de casa

Mudar de casa: dicas para facilitar o processo

Como mudar de casa

Quero ler este artigo
Fundo de reserva

Fundo Comum de Reserva: o que é e para que serve

Saiba o que é o Fundo Comum de Reserva

Quero ler este artigo
casa sustentavel

O que fazer para ter uma casa mais sustentável

Como pensar de forma responsável

Quero ler este artigo
comprar duas casas

Tudo o que precisa saber para uma segunda casa

O que fazer para comprar a segunda casa?

Quero ler este artigo

A tecnologia está sempre a evoluir e o ramo imobiliário está em constante mudança.
Queremos garantir que estamos bem posicionados para trabalhar no limiar desta indústria de uma forma significativa para que não nos falte um passo na entrega do melhor produto aos nossos cliente.

SEMPRE A PENSAR EM SI
sempre a pensar em si