Tons neutros na decoração? Descubra as fantásticas vantagens na decoração

📘  Artigo escrito por Gaiacasas

  out. 14, 2021 | Tempo de leitura 2,55 seg

Tons da casa



palete de cores

Não comprometem e adequam-se a vários estilos decorativos. Será que os tons neutros na decoração se adequam a todas as pessoas? Saiba mais.

Os tons neutros são muito importantes para deixar a casa mais aconchegante e ampliar os espaços, mas não agrada a gregos e a troianos. Para muitos, as cores sóbrias compõem as paletas mais básicas e podem até funcionar como cenário de fundo para outros apontamentos decorativos em tons alegres, vibrantes e chamativos.

Depois de lhe falarmos mais sobre este assunto, conseguirá perceber a que grupo pertence.












Que cores neutras devo usar?


Do clássico ao sofisticado, dificilmente conseguirá escapar aos tons neutros. Saiba quais são os mais utilizados.


  • Branco: a cor tradicional e, provavelmente, a mais presente na maioria das residências, por permitir trabalhar com diferentes cores, elementos, estampados ou até texturas;

  • Creme: é mais adequado em espaços trabalhados com uma atmosfera clean e minimalista; Oriente: recebe luz solar quase todo o ano;

  • Cinza: tanto os tons mais claros como os mais escuros todos pertencem à paleta dos neutros e só por aqui já vê como pode ter uma grande opção para decorar a casa;

  • Bege: este tom resulta em composições luxuosas e elegantes, trazendo calor para a decoração;

  • Fendi: esta cor é um misto de cinza e bege com um toque de verde, e há quem defenda que une o melhor das cores neutras quentes e frias.


Quais as vantagens em usar tons neutros?


Acha que não é para si? Que a decoração fica aborrecida e sem personalidade? Temos vários motivos para lhe provar o contrário e que não precisa de usar e abusar nas cores em casa.


  • 1. Ampliar o espaço: Nem sempre os apartamentos em Portugal são de dimensões simpáticas, principalmente nas construções mais modernas. Como tal, ao optar por tons neutros na decoração é uma boa forma de criar a ilusão de que o espaço é bem maior.

  • 2. Sensação de tranquilidade: Os tons neutros fazem-nos sentir mais tranquilos, leves e calmos – e isso nunca foi tão importante como nos dias de hoje, visto que com a pandemia passamos tanto tempo em casa e essas sensações são as mais importantes que o nosso lar nos pode – e deve - proporcionar. Seja em ambientes de trabalho, como em ambientes de descanso como o quarto e a sala, estas tonalidades são perfeitas.

  • 3. Permite dar destaque a determinados elementos: Se é particularmente fã de obras de arte, como quadros e esculturas, então, ter uma decoração em tons neutros é a que deve adotar, visto que vai permitir-lhe destacar esses mesmos elementos, estejam eles onde estiverem. Além disso, permite-lhe apostar em elementos decorativos coloridos e mais arrojados.

  • 4. Mais luz: Um ambiente claro é o mais indicado para locais e ambientes com pouca iluminação, pois trazem, de facto, aquela sensação de luminosidade a qualquer espaço.

  • 5. Madeira em destaque: Para muitos, as peças de mobiliário devem ser o grande foco da casa, principalmente quando estas são em madeira, imponentes e bem trabalhadas. Para esses casos, os tons neutros vão, precisamente, dar-lhes o respetivo destaque.

  • 6. Plantas: Também derivado dos períodos de confinamento que enfrentamos nos últimos meses, as plantas assumem particular importância na decoração feita com tons neutros, porque se complementam na perfeição, mas não só. É, igualmente, uma forma de trazer um pouco da Natureza para dentro de casa e criar um clima mais agradável e natural.

  • 7. Intemporalidade: Outra grande vantagem em usar os tons neutros na decoração é que estes são intemporais, isto é, nunca saem de moda. Ficam sempre bem, cansam menos do ponto de vista visual, pelo que não sentirá a necessidade de ir mudando tanto e atualizando o espaço de acordo com as tendências, a não ser se, de facto, assim o desejar.

Pronto! Agora já sabe tudo sobre as cores neutras. Como sempre a pensar em si!






sala com moveis de cor neutra

"Li em algum lugar que há uma regra de decoração que merece ser obedecida: para onde quer que se olhe, deve haver algo que nos faça feliz" – Martha Medeiros - Escritora


copywriter
Gaiacasas

Somos uma equipa apaixonada e motivada com o objetivo de criar uma experiência ímpar a quem compra, vende ou aluga casas. Já são 16 anos a contribuir com dedicação e profissionalismo no sector imobiliário e adoramos partilhar todo o nosso conhecimento com o público em geral.



Obrigado pelo vosso apoio!

A entregar os melhores artigos imobiliários



newsletter

Subscreva a nossa Newsletter

Receba os artigos no seu email semanalmente



Leia mais artigos em Destaque

 Férias em autocaravana

Férias em autocaravana – o que precisa saber

Férias em autocaravana

Quero ler este artigo
Gota de agua no rio

A importância de poupar água no lar

Poupar água em casa

Quero ler este artigo
Cópia das chaves

Cópia das chaves: tenho de dar ao senhorio?

Cópia das chaves e o senhorio

Quero ler este artigo
Erros a evitar na decoração da casa

Erros a evitar na hora de decorar a casa

Evite os 15 Erros mais comuns

Quero ler este artigo
Recibos verdes

Recibos verdes e crédito habitação: tarefa impossível?

Recibos verdes e crédito habitação

Quero ler este artigo
Tarifa social

A Tarifa social da internet entra em vigor já em janeiro

Tarifa social da internet

Quero ler este artigo
Eletrodomésticos

Os 5 eletrodomésticos que deve ter em casa

Os eletrodomésticos em casa

Quero ler este artigo
Mulher com Cores

Guia completo do significado das cores para a sua casa

Significado das cores

Quero ler este artigo
Suba as escadas antes de comprar

10 Dicas úteis para ajudar a comprar casa

O que fazer para comprar casa?

Quero ler este artigo

A tecnologia está sempre a evoluir e o ramo imobiliário está em constante mudança.
Queremos garantir que estamos bem posicionados para trabalhar no limiar desta indústria de uma forma significativa para que não nos falte um passo na entrega do melhor produto aos nossos cliente.

SEMPRE A PENSAR EM SI
sempre a pensar em si