Mudança de hora: qual o impacto nas visitas a imóveis?

📘  Artigo escrito por Gaiacasas

  out. 29, 2021 | Tempo de leitura 1,55 seg

Mudança da hora



relogios com horas

No último domingo de outubro manda a tradição que se atrasem os relógios uma hora. Que impacto isto terá na visita aos imóveis?

Contamos-lhe tudo!

A hora de inverno está quase a chegar e ainda que nessa noite possamos dormir mais uma horinha, há quem não goste dessa mudança de hora. Os dias parecem ficar mais curtos, o tempo não parece render tanto e a nossa vontade é de ficar no sofá, no quentinho, a ver uma série enquanto lá fora reina a escuridão, o frio e a chuva.

Mas que impacto isto tem no mercado imobiliário, mais propriamente nas visitas aos imóveis que podem acabar por se tornar na casa com que sempre sonhou? Mais do imagina. Mas vamos por partes.








homem com relogio






Quando muda a hora?


A mudança de hora para o horário de inverno faz-se na madrugada de sábado para domingo, de 28 para 29 de outubro de 2023. Em conformidade com a legislação em vigor, a hora legal em Portugal Continental será atrasada 60 minutos às 2 horas de tempo legal.

Na Região Autónoma da Madeira, a hora irá atrasar 60 minutos às 2 horas de tempo legal (1 hora UTC) na madrugada já referida. Na Região Autónoma dos Açores será atrasada 60 minutos à 1 hora de tempo legal (1 hora UTC) de 28 para o dia 29 de outubro.

Este será o horário em vigor, que apenas irá terminar a 31 de março de 2024, o último domingo de março, altura em que iremos mudar para o horário de verão 2024, adiantando-se, ao contrário do que acontece agora, uma hora no relógio – sim, aí a noite será mais curtinha e terá menos uma hora para descansar.


Qual o horário para visitar casas?


No inverno, apesar das mesmas 24 horas, os dias parecem mais curtos, mas mais do que isso é a nossa pouca vontade em andar ao frio ou chuva mais do que necessário. Isto pode ter um impacto negativo nas visitas aos imóveis, por isso, se está à procura de casa tem mesmo de contrariar essa tendência, porque a preguiça pode ser a sua pior inimiga e, à conta disso, perder um grande negócio.

Mas há mais com que contar, nomeadamente a posição solar que, naturalmente, influencia o preço dos imóveis. Assim sendo, poderá visitar o mesmo imóvel, em diferentes horários, de modo a perceber a incidência solar e a eventual necessidade de algumas obras pontuais, como o reforço do isolamento térmico ou da compra de equipamentos de aquecimento.

Contudo, não pense que são só desvantagens, muito pelo contrário. No inverno, existe pouca concorrência para comprar casa. Isto porque existe uma tendência natural para os proprietários optarem pelas estações quentes da primavera e do verão para vender os imóveis. Como tal, no inverno, o mercado imobiliário pode ser significativamente mais descontraído com menos pessoas a “lutar” pela casa que deseja comprar.

E, por último e mais importante ainda, dada esta maior descontração do mercado imobiliário, os nossos agentes estão ainda mais disponíveis para ajudá-lo a encontrar a casa que imaginou, respeitando todas as características que pretende e orçamento disponível, pois claro.

Como tal, fica muito mais facilitada a marcação de compromissos, dado que o agente imobiliário pode concentrar-se ainda mais intensamente a ajudá-lo e a aconselhá-lo. Assim sendo, encontra vários motivos para visitar ou não um imóvel no inverno.

Da nossa parte tem uma certeza Seja a estação que for, à hora que quiser, faça frio ou calor, chuva ou sol, estaremos sempre do seu lado, para ajudá-lo a fazer a escolha certa.





relogio com folhas

"O tempo não pára" - Cazuza - Cantor


copywriter
Gaiacasas

Somos uma equipa apaixonada e motivada com o objetivo de criar uma experiência ímpar a quem compra, vende ou aluga casas. Já são 16 anos a contribuir com dedicação e profissionalismo no sector imobiliário e adoramos partilhar todo o nosso conhecimento com o público em geral.



Obrigado pelo vosso apoio!

A entregar os melhores artigos imobiliários



newsletter

Subscreva a nossa Newsletter

Receba os artigos no seu email semanalmente



Leia mais artigos em Destaque

Homem burlão

Há burlas imobiliárias com crédito? Sim mas saiba como evitar as burlas

Burlas imobiliárias com crédito

Quero ler este artigo
Homem escreve no contrato

Contrato de Promessa Compra e Venda (CPCV) Como fazer e o que é

Contrato de Promessa Compra e Venda

Quero ler este artigo
Pessoas com a mão no ar

Novos Apoios à Habitação: Quais são as novas medidas de apoio?

Apoios à Habitação

Quero ler este artigo
Familia arrenda casa

Guia das Rendas antecipadas e caução

Rendas antecipadas e caução

Quero ler este artigo
Vários documentos apilhados

Procuração – tudo o que precisa saber

Como fazer a procuração

Quero ler este artigo
 Casal a comprar casa em Aveiro

Comprar casa em Aveiro – é um bom investimento?

Comprar casa em Aveiro

Quero ler este artigo
intermediários de crédito

GaiaCasas: somos oficialmente intermediários de crédito

Intermediários de crédito

Quero ler este artigo
Caução da renda

Caução da renda: para que serve e quais as regras associadas

Caução da renda

Quero ler este artigo
Bebe a refrescar-se na piscina

Saiba como para refrescar a casa sem aumentar a fatura da luz

Refrescar e poupar

Quero ler este artigo

A tecnologia está sempre a evoluir e o ramo imobiliário está em constante mudança.
Queremos garantir que estamos bem posicionados para trabalhar no limiar desta indústria de uma forma significativa para que não nos falte um passo na entrega do melhor produto aos nossos cliente.

SEMPRE A PENSAR EM SI
sempre a pensar em si