Suspensão de vistos gold a cidadãos russos

📘  Artigo escrito por Gaiacasas

  mar 8, 2022 | Tempo de leitura 1,47 seg

Suspensão de vistos gold



suspensao vistos gold a russos

A invasão da Ucrânia pela Rússia, a 24 de Fevereiro de 2022, veio, entre outras coisas, alterar profundamente a economia da Europa e do mundo.

Saiba o que está envolvido na suspensão de vistos gold a cidadãos russos por parte do governo português.

O programa dos conhecidos “vistos gold" foi criado para captar investimentos de cidadãos estrangeiros com muito capital que desejem aplicá-lo em empresas ou, na maioria dos casos, no setor imobiliário.

Muitos países europeus nos últimos anos terão visto uma evolução favorável do setor imobiliário também por influência desta captação de capitais estrangeiros.

“No entanto, a 26 de fevereiro de 2022 foi anunciado pelo ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, que a apreciação de candidaturas no âmbito da Autorização de Residência e Investimento (ARI) – também conhecida como vistos gold – estava suspensa pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF)."

A decisão foi tomada pelo governo português no seguimento das sanções aplicadas à Rússia pela União Europeia, face à recente invasão da Ucrânia, e foi apreciada pela organização Transparência Internacional (TI) Portugal.

Conforme citado pela CNN Portugal, Augusto Santos Silva referiu que o SEF já suspendeu a apreciação de qualquer dossier de candidatura para autorizações de residência para investimento - vulgo vistos gold - de cidadãos russos."


russos sem vistos gold




A quem se aplica a suspensão de vistos gold

Segundo o ministro, esta medida visa acautelar as sanções que serão aplicadas à Rússia, tendo o mesmo referido que “o pacote de sanções aprovado pela UE, com o voto favorável de Portugal, inclui sanções dirigidas a muitas centenas de pessoas.

Qualquer cidadão russo, tenha ele nacionalidade portuguesa ou não, que faça parte dessa lista terá imediatamente os seus bens congelados em Portugal e ser-lhe-á interditada qualquer liberdade de movimentos”.

Esta medida é aplicada a qualquer cidadão russo ou bielorusso listado na lista europeia de sancionados.

De acordo com o Ministério da Administração Interna, Portugal não atribuiu nenhum "visto gold" a qualquer cidadão da Federação Russa cujo nome conste na lista de sancionados pela União Europeia.

Existiu, no entanto, um caso cujo pedido estava ainda para ser apreciado, mas o ministério assegurou que o mesmo foi suspenso de imediato.

Já Susana Coroado, presidente da organização Transparência Internacional Portugal mencionou que esperava que esta suspensão fosse abranger igualmente qualquer pedido de residência permanente e cidadania a indivíduos que já possuam vistos gold, uma vez que esta situação não teria ficado devidamente estabelecida.

A porta-voz da organização referiu ainda que ao longo de vários anos tem vindo a alertar para os “riscos" do programa ARI e que é expectável que este seja um passo inicial para “uma reflexão séria" sobre os vistos gold, gerando novas medidas a serem aplicadas com maior abrangência.

Impacto no mercado imobiliário português

Ao todo, na última década foram concedidos 431 vistos gold a cidadãos russos, o que gerou um investimento de 278 milhões de euros em Portugal.



Em 2020, os 63 vistos concedidos por Portugal a cidadãos russos geraram um investimento no país na ordem dos 37 milhões de euros.

Em 2021 foi atingido um novo máximo de vistos gold concedidos, mais concretamente 65, o que originou um investimento de 34 milhões de euros em Portugal.

Há muito que os cidadãos russos manifestam grande interesse nos vistos gold concedidos pelo governo português.

Esse facto torna-se mais relevante se tivermos em conta que é intenção da União Europeia agir contra os interesses económicos da Federação Russa e de quem se considerar apoiante do regime de Vladimir Putin.





proibida a entrada

"Nunca houve uma guerra boa nem uma paz ruim. - Benjamin Franklin - Estadista


copywriter
Gaiacasas

Somos uma equipa apaixonada e motivada com o objetivo de criar uma experiência ímpar a quem compra, vende ou aluga casas. Já são 16 anos a contribuir com dedicação e profissionalismo no sector imobiliário e adoramos partilhar todo o nosso conhecimento com o público em geral.



Obrigado pelo vosso apoio!

A entregar os melhores artigos imobiliários



newsletter

Subscreva a nossa Newsletter

Receba os artigos no seu email semanalmente



Leia mais artigos em Destaque

 Casal a comprar casa em Aveiro

Comprar casa em Aveiro – é um bom investimento?

Comprar casa em Aveiro

Quero ler este artigo
 Certificação sísmica

Certificação sísmica - A importância na compra de casa

Certificação sísmica

Quero ler este artigo
Alteração do prazo máximo do crédito

Alteração do prazo máximo do crédito à habitação para maiores de 35 anos

Prazo do crédito à habitação

Quero ler este artigo
10 dicas de arrumação

Apartamento pequeno: 10 dicas de arrumação

10 dicas para arrumar a casa

Quero ler este artigo
Investir no imobiliario

Saiba onde e como investir no imobiliário em 2022

Investir no imobiliário em 2022

Quero ler este artigo
Casas pre fabricadas

Tudo o que precisa saber sobre casas pré-fabricadas

Casas pré fabricadas

Quero ler este artigo
favoritos da crianca

As 4 divisões mais valorizadas em casa: Descubra quais

Confinamento, quarentena, isolamento: palavras a que nos habituamos

Quero ler este artigo
mais valias

Calcular as mais valias: O que são e como o fazer

Aprenda a calcular as mais valias da sua casa

Quero ler este artigo
A Gaiacasas no imobiliário

Saiba tudo sobre a Gaiacasas no mercado imobiliário

A Gaiacasas veio para ficar junto de si

Quero ler este artigo

A tecnologia está sempre a evoluir e o ramo imobiliário está em constante mudança.
Queremos garantir que estamos bem posicionados para trabalhar no limiar desta indústria de uma forma significativa para que não nos falte um passo na entrega do melhor produto aos nossos cliente.

SEMPRE A PENSAR EM SI
sempre a pensar em si