Portugal tem-se assumido nos últimos anos como um destino turístico de excelência, devido a uma combinação de factores: a localização geográfica privilegiada, um clima temperado e uma qualidade de vida sócio-económica acima da média.
Tudo isso resultou num aumento das taxas de turistas e visitantes pontuais, mas também num aumento de nómadas digitais, reformados e outros visitantes que não se deslocam ao país necessariamente para visitar, mas também o escolhem para viver.
Uma das provas dessa mais-valia de Portugal verificou-se durante a recente emergência higiénico-sanitária.
Com a pandemia do novo coronavirus a obrigar milhares de pessoas ao recolhimento domiciliário e a levar à estagnação do turismo, foram muitos os estrangeiros que escolheram o território nacional para se fixarem, combinando condições de vida a condições de trabalho únicas e ímpares.
Se, por um lado, sabemos como é o clima em Portugal, por outro é difícil avaliar a qualidade de vida do país. Se está a pensar mudar-se para cá, então essa é uma questão pertinente que certamente se coloca.
No entanto, tudo se torna mais fácil conferindo os dados oficiais da Eurostat, que analisa diferentes critérios para avaliar o nível de qualidade de vida nos diferentes países membros da União Europeia
“Então o que nos diz os mais recentes dados oficiais da Eurostat acerca da qualidade de vida em Portugal?
"
O impacto da habitação na qualidade de vida dos portugueses
São vários os factores que a Eurostat analisa para avaliar a qualidade de vida dos diferentes estados membro da União Europeia, mas nenhum será tão importante quanto a habitação.
Afinal de contas, a forma como vivemos e onde vivemos impacta decisivamente a nossa qualidade de vida, a qualidade de como trabalhamos e até a nossa saúde física e mental.
É certo que o direito à habitação está consagrado nos direitos do Homem, mas nem sempre a prática corresponde à teoria. Arranjar casa em Portugal pode ser complicado, especialmente nos grandes centros urbanos, que disponibilizam das rendas mais elevadas de toda a União Europeia em proporção com o custo de vida local
No entanto, Portugal disponibiliza uma excelente oferta imobiliária, com um conjunto habitacional acima da média. É certo que as rendas elevadas levam a que muitas pessoas procurem casas para dividir, mas no geral a habitação em Portugal é de elevada qualidade, tanto a nível térmico, quanto acústico e material.
Para quem está a pensar vir viver para Portugal, procurar casa para comprar nos arredores dos grandes centros urbanos pode ser uma opção para economizar dinheiro.
Porém, o mercado de arrendamento, especialmente o temporário e turístico, nunca esteve tão activo e estimulante, com uma oferta vasta e bastante eclética.
Existem ainda ofertas mais originais, como os hosteis, por exemplo.
O nível económico dos portugueses
E como vão as finanças dos Portugueses?
É certo que a saúde, a educação e o meio ambiente são pilares fundamentais para uma vida feliz, mas nada disso será possível sem saúde financeira. E isso só é conseguido com qualidade de vida e capacidade financeira das famílias
É certo que, neste ponto, Portugal não consegue rivalizar com os seus vizinhos nórdicos, como a Dinamarca, a Finlândia e a Suécia, mas o país situa-se confortavelmente numa posição a meio da tabela.
É que hoje em dia, em plena era digital, a internet permite trabalhar à distância, fazendo com que muitos nómadas digitais procurem outros factores quando chega ao momento de escolher o seu local para assentar arraial.
O clima, temperado e moderado no inverno, é um óptimo atractivo, mas também a localização geográfica privilegiada. Especialmente a costa portuguesa, com as suas praias, é cada vez mais convidativa para quem vem de fora, procurando o conforto e a proximidade do mar.
Portugal pode não ser um país feliz no trabalho, mas é um país para se ser feliz enquanto se trabalha.
É um país cada vez mais instruído, com taxas de educação superior cada vez mais elevadas, o que se reflecte num bom sistema nacional de saúde, numa boa resposta ambiental e, claro, em bons serviços e num forte sector terciário
Além disso, existe confiança no sistema legal e nas instituições do Estado, sendo igualmente um óptimo país em termos de segurança, ideal para quem quer construir família.
Assim, Portugal é, de acordo com a Eurostat, um dos países da União Europeia com as mais felizes relações pessoais.
Não é de admirar, o que há para não estar feliz num país assim? Venha descobrir também e se está a pensar mudar-se para Portugal, são mais as razões para o fazer do que para decidir pela negativa.
"Tudo vale a pena se a alma não é pequena" – Fernando Pessoa - Poeta
Gaiacasas
Somos uma equipa apaixonada e motivada com o objetivo de criar uma experiência ímpar a quem compra, vende ou aluga casas.
Já são 16 anos a contribuir com dedicação e profissionalismo no sector imobiliário e adoramos partilhar todo o nosso conhecimento com o público em geral.
Obrigado pelo vosso apoio!
A entregar os melhores artigos imobiliários