Tudo o que precisa saber para uma segunda casa

📘  Artigo escrito por Gaiacasas

⌛  jul 6, 2021 | Tempo de leitura 1,50 seg

O que fazer para comprar a segunda casa?



comprar casa

Tem algum dinheiro disponível para investir no mercado imobiliário?

As suas finanças suportam este investimento sem sobrecarregar o agregado familiar?

Que tipo de imóvel? Moradia ou apartamento? Novo ou usado?

Qual a finalidade? Um espaço onde passar férias ou para arrendamento de forma a aumentar o seu rendimento no final do mês





comprar casa




Questões importantes a ponderar!

Comprar uma segunda casa pode ser uma excelente opção para passar férias ou para arrendar a terceiros.

Não se esqueça que é importante avaliar o mercado imobiliário, fazer comparativos entre casas, analisando os seus prós e contras, verificar a área da habitação – com especial atenção para uma zona que seja segura e tenha uma oferta de serviços razoável.

Ajuda profissional

O agente imobiliário é a pessoa indicada para o ajudar neste momento.
Vai poder fazer uma escolha mais acertada, de forma tranquila com o apoio de um profissional que tem experiência na área. Siga os passos necessários para encontrar a imobiliária certa para si

Para o ajudar a canalizar a busca pela segunda casa através de uma pesquisa que restrinja opções de acordo com o seu orçamento e que o apoie nas questões legais e concretização do melhor negócio.

Arrendar o Imóvel

Comprar uma segunda casa com o objetivo de a arrendar é uma escolha de investimento bastante viável e é uma opção cada vez mais popular. Pode investir no arrendamento temporário, de curto prazo, investindo no turismo ou em zonas universitárias, por exemplo, ou investir no arrendamento de longa duração.

Quer opte por um arrendamento temporário ou de longa duração, deverá identificar os potenciais interessados de modo a obter uma elevada taxa de ocupação.

Existe a possibilidade de arrendar a casa com opção de compra, tendo em conta a sua utilidade como casa de férias, irá permitir que o investimento inicial seja menor e que tenha, efetivamente, a certeza de que é a segunda casa que tanto ambiciona.

No caso de optar pelo arrendamento, saiba que ser senhorio requer algumas particularidades, nomeadamente disponibilidade e paciência, para resolver inconvenientes como uma obra de reparação.

Além disso, as reparações do imóvel podem sair-lhe dispendiosas, pelo que é importante ter um valor de salvaguarda para não ficar com as suas finanças pessoais desfalcadas.

Saiba como arrendar casa: Quero Ler o artigo




A Gaiacasas veio para ficar junto de si

“Queremos garantir que estamos bem posicionados para trabalhar no limiar desta indústria, de uma forma significativa, para que não nos falte nenhum passo na entrega do melhor produto aos nossos clientes”
Tudo sobre a gaiacasas no imobiliário

Assim sendo, existe um desejo profundo de que a nossa empresa seja uma referência, no que toca à venda, compra ou aluguer de casas, mas também na entrega de informação utilitária a quem nos acompanha nas plataformas digitais

Como é que pretendemos fazê-lo? Como referimos no princípio, com a ajuda deste Blog

Continue a ler este artigo. Tire as suas dúvidas!




Localização

A longo prazo, uma boa localização do imóvel vai trazer-lhe benefícios. Procurar imóveis bem localizados, em zonas centrais, com boa acessibilidade, com serviços diversos nas imediações, etc., vai possibilitar uma valorização do mesmo.

Crédito de Habitação

Antes de avançar com a compra de uma segunda casa, tenha em consideração algumas questões.

Em primeiro lugar, se for recorrer a crédito, informe o seu banco e analise as condições que lhe propõem, esteja preparado para que o spread seja mais elevado do que o que lhe foi proposto na compra da primeira habitação

Faça sempre uma comparação com diferentes propostas de vários bancos, lembre-se que o mercado é competitivo e isso tem as suas vantagens. Além do spread analise todas as taxas.

O montante máximo de financiamento também costuma ser inferior comparativamente ao valor financiado para a primeira habitação e o prazo de pagamento mais curto.

Impostos

As segundas habitações pagam sempre IMT e também IMI.

No caso do Imposto de Renda, os senhorios têm que entregar uma declaração de rendimentos anuais referentes às rendas procedentes dos seus imóveis. O imposto sobre as rendas recebidas corresponde a 28%, caso desconte como pessoa singular ou, 25% caso desconte como pessoa coletiva e incide sobre o rendimento anual.

Não se esqueça de somar à lista de despesas, os encargos gerais com o prédio, se for o caso, desde quotas de condomínio, limpeza, manutenção de elevadores, obras, e também os seguros associados a esta segunda habitação.





comprar segunda casa


“Quem sabe ainda encontra a sua segunda casa, com a nossa ajuda. Acima de tudo gostamos de falar com os nossos clientes e perceber como podemos garantir uma experiência rentável e única”

Estou interessado - Quero ver casas

"Oportunidades não surgem. É você que as cria" – Chris Grosser, fotógrafo


copywriter
Gaiacasas

Somos uma equipa apaixonada e motivada com o objetivo de criar uma experiência ímpar a quem compra, vende ou aluga casas. Já são 16 anos a contribuir com dedicação e profissionalismo no sector imobiliário e adoramos partilhar todo o nosso conhecimento com o público em geral.



Obrigado pelo vosso apoio!

A entregar os melhores artigos imobiliários



newsletter

Subscreva a nossa Newsletter

Receba os artigos no seu email semanalmente



Leia mais artigos em Destaque

Imagem do Victor Emanuel

As Mega burlas imobiliárias continuam a existir

Burla imobiliária em Portugal

Quero ler este artigo
Artigo de opinião Elsa

A nova declaração de não dívida ao condomínio

Declaração de não dívida ao condomínio

Quero ler este artigo
Documento da casa

Ficha Técnica de Habitação – o que é e para que serve

Ficha Técnica de Habitação

Quero ler este artigo
Juiz da Insolvência conjugal

Insolvência conjugal – quando e como recorrer

Insolvência conjugal

Quero ler este artigo
Crédito pessoal

Como conseguir o melhor crédito pessoal?

Crédito pessoal

Quero ler este artigo
Recibos da renda

O que fazer quando o senhorio não passa recibo da renda?

Recibos da renda

Quero ler este artigo
Contrato

Contrato de Promessa Compra e Venda: tudo o que precisa saber

Mantenha-se atualizado com os contratos

Quero ler este artigo
feng shui

Feng Shui em casa: Aplique as melhores dicas na sua casa

Faça da sua casa um lar de sonho

Quero ler este artigo
Comprar casa

Conheça as 6 Etapas para Comprar a sua casa

Como comprar casa em Portugal

Quero ler este artigo

A tecnologia está sempre a evoluir e o ramo imobiliário está em constante mudança.
Queremos garantir que estamos bem posicionados para trabalhar no limiar desta indústria de uma forma significativa para que não nos falte um passo na entrega do melhor produto aos nossos cliente.

SEMPRE A PENSAR EM SI
sempre a pensar em si