Lavar a louça à mão ou na máquina é um assunto que gera controvérsia. Hoje acabam-se as dúvidas!
Afinal, qual é o cenário mais compensador para si, em termos de tempo e dinheiro: lavar a louça à mão ou na máquina?
Por se tratar de tratar de um eletrodoméstico, existe a ideia de que lavar a louça na máquina é mais dispendioso.
Mas vamos provar-lhe exatamente o contrário.
É certo que, no passado, a lavagem manual era considerada a forma mais sustentável de realizar esta tarefa, mas sem qualquer fundamento científico para o justificar.
Todavia, o contrário foi provado através de um estudo realizado por investigadores independentes
da Universidade de Michigan e publicado na revista Environmental Research Communications.
Por lá poderá ler que lavar a louça na máquina é mesmo a maneira mais eficiente em termos de energia e água para executar a tarefa.
O estudo indica que lavar à mão 32 talheres por semana pode levar à produção de mais de cinco mil quilogramas de gases de efeito estufa durante 10 anos.
“Para o mesmo objetivo, uma máquina de lavar loiça pode emitir pouco mais de dois mil quilogramas de emissões de gases estufa."
Quanto ao consumo de água, o estudo indica também que as diferenças são consideráveis: lavar à mão implica gastar o dobro da água comparando com uma lavagem na máquina de louça.
4 vantagens em lavar a loiça na máquina
Se o resultado do estudo que lhe indicamos não for suficiente para convencê-lo, então veja bem as vantagens.
1. Poupa dinheiro
As máquinas de lavar louça reutilizam durante todo o ciclo de lavagem uma quantidade limitada de água, isto é, não estão constantemente a bombear água nova para ser desperdiçada, como muitas pessoas possam pensar.
Aliás, em média, uma máquina de lavar louça usa pouco mais de 12 litros de água. Claro que ao lavar à mão, principalmente se tiver a torneira sempre ligada, vai gastar muito mais.
2. Poupa tempo
É certo que se encher completamente a máquina, com a sua carga máxima possível, colocando, assim, os utensílios de cozinha, os tachos, as panelas e os pratos esta vai demorar mais tempo a lavar do que se o fizesse à mão.
Mas ao mesmo tempo poupa tempo, visto que apenas tem de colocar a louça na máquina e depois arrumar, uma tarefa que lhe tomará cerca de 10 minutos.
3. Poupa a louça
Lavar a louça à mão pode ser uma grande fatalidade para as mãos menos habilidosas ou mais escorregadias, o que pode ser altamente frustrante.
Principalmente se forem peças com uma simbologia especial ou que tenha custado mais dinheiro.
O risco de tal acontecer na máquina de lavar loiça é bem menor, pois permite-lhe guardar os objetos de forma segura durante a lavagem e guardá-los já secos quando o ciclo terminar.
4. Lava melhor a louça
Esfregar a louça não é tão eficiente quanto um longo ciclo com o melhor detergente, e água muito quente, em constante movimento.
Como tal, as máquinas de lavar louça são, realmente, uma solução de limpeza eficaz e não acusam faltam de cuidado, distração ou cansaço durante a lavagem.
Como colocar a louça na máquina de forma eficiente
Para tirar o máximo de proveito da sua máquina, siga sempre o manual de instruções. Porém, dado que os modelos são muito
semelhantes no que às funcionalidades diz respeito, há dicas gerais que lhe podemos recomendar:
- Deixe sempre algum espaço entre as peças de louça, especialmente os pratos, para garantir que ficam bem limpos;
- Coloque os copos, tigelas, panelas e taças voltados para baixo – é mesmo imprescindível que o faça, caso contrário
poderão acumular água quando o ciclo de lavagem tiver terminado - água essa que está bastante quente;
- Sempre que tiver peças grandes coloque-as na prateleira de baixo;
- Por último, respeite o espaçamento estabelecido no cesto dos talheres.
Não se esqueça de fazer a manutenção da máquina
E como nada se obtém sem esforço, para conseguir melhores resultados e melhorar o desempenho da máquina de lavar louça é
importante que faça uma boa utilização recorrente da mesma, assim como uma boa manutenção.
E em que consiste a manutenção?
Em tirar o filtro regularmente para limpar, adicionar o sal no recipiente para evitar a criação de calcário e colocar abrilhantador quando necessário também.
Felizmente, os modelos mais recentes já podem apresentar filtros de autolimpeza que minimizam a necessidade de manutenção.
"A cozinha é o coração de um lar" – Karyne Santiago - Bloguista
Gaiacasas
Somos uma equipa apaixonada e motivada com o objetivo de criar uma experiência ímpar a quem compra, vende ou aluga casas.
Já são 16 anos a contribuir com dedicação e profissionalismo no sector imobiliário e adoramos partilhar todo o nosso conhecimento com o público em geral.
Obrigado pelo vosso apoio!
A entregar os melhores artigos imobiliários