Comprar e vender casa com criptomoedas

📘  Artigo do blog | Escrito por Gaiacasas

  jun 5, 2022 | Tempo de leitura 2,32 seg

Comprar casa com criptomoedas



comprar casa com criptomoedas

Uma das grandes conquistas da era digital foi a desmaterialização dos suportes físicos.

Com a migração dos suportes analógicos para os digitais, operou-se uma autêntica revolução silenciosa, alterando significativamente a forma como comunicamos, como trabalhamos e até como consumimos.

Serviços como as plataformas de streaming vieram redefinir a forma como consumimos conteúdo multimédia, os serviços de armazenamento na cloud vieram optimizar o nosso trabalho e as criptomoedas estão a mudar por completo o mercado financeiro.

As criptomoedas são uma das grandes tendências do momento e são já parte integrante da economia mundial, mesmo que ainda haja muito desconhecimento sobre o que são e, claro, um considerável vazio legal.

“ As criptomoedas, como o próprio nome indica, é um tipo de dinheiro digital, que funciona exactamente da mesma forma do que o dinheiro tradicional, mas com a vantagem de não ser emitido por nenhum Governo. "

Isto significa que não está sujeito à inflação, por exemplo, e que é descentralizado, dispensado a existência de uma autoridade central. Ou seja, é totalmente anónimo.

Quer queiramos quer não, as moedas digitais estão aí e cada vez mais empresas estão a começar a aceitar pagamentos em criptomoedas.

E o mercado imobiliário não é excepção. Já pensou em adquirir um imóvel com bitcoins? E porque não?

É legal, é fácil, simples e, como qualquer outro método de pagamento, comporta vantagens e desvantagens.

Preparámos por isto este pequeno guia com tudo o que necessita saber sobre o tema.



criptomoedas




As vantagens e desvantagens

Por isso se está a pensar a comprar ou vendar casa através do pagamento com criptomoedas, conheça algumas vantagens e desvantagens do negócio

Vantagens

Como já tivemos oportunidade de mencionar nas linhas acima, um dos grandes benefícios das criptomoedas é que são totalmente anónimas

Como dispensam a existência de uma autoridade reguladora central - como o Banco de Portugal, por exemplo, no que diz respeito ao dinheiro físico tradicional - pode efectuar o seu negócio sem recorrer a qualquer instituição bancária ou financeira.


Isso elimina muitas taxas e, baixando consideravelmente o valor final do imóvel e tornando todo o processo consideravelmente mais célere.

Além disso, ao comprar uma casa com recurso a criptomoedas confere-lhe ainda a vantagem de efetuar a troca destas por um outro activo, sem perder dinheiro na conversão.

E, finalmente, permite-lhe diversificar a sua carteia de activos, até porque as moedas digitais são muito instáveis e o lucro de hoje pode ser rapidamente um prejuízo grande amanhã.

Desvantagens

Claro que existem também algumas desvantagens associadas ao facto de adquirir um imóvel com bitcoins.

Começando logo pela dificuldade que ainda é em encontrar um proprietário disposto para efectuar a transacção com essa moeda digital.

Além disso, é obrigado a ter o dinheiro total do imóvel, uma vez que não pode recorrer a um crédito habitação para complementar um pagamento em bitcoins.

E, finalmente, não conseguirá evitar todas as taxas acessórias, já que dificilmente não precisará de pagar os honorários do notário, o registo na Conservatório e, claro, os impostos ao Estado, como IMI.

Como comprar uma casa com criptomoedas

Caso decida mesmo avançar para a compra de um imóvel utilizando as suas criptomoedas vai ter que decidir por uma de duas formas.

Por um lado, precisa de saber se o vendedor aceita receber o pagamento em dinheiro digital.

Caso contrário, a alternativa para por converter as suas criptomoedas para euros, utilizando assim um intermediário devidamente registado e qualificado para o efeito.

É o caso das correctoras, que passam pelo crivo oficial do Banco de Portugal.

aconteceu em Portugal uma aquisição com recurso a criptomoedas.

Para isso, recorreu-se à figura jurídica da permuta, o que permitiu finalizar o negócio com sucesso.


Isso levou a que a Ordem dos Notários acelerasse o processo de criação de um regulamento para dar instruções claras de como proceder nas escrituras deste tipo de negócio.

Até porque ainda existe muita desconfiança junto do dinheiro digital, já para não falar dos relatos de que estas são muito usadas para transacções e negócios mais obscuros e ilícitos.

Assim, quem quiser comprar uma casa com criptomoedas em Portugal vai ter que se identificar, junto do DCIAP (Departamento Central de Investigação e Ação Penal) revelar o preço e o tipo de criptomoedas que detém em carteira, apresentar prova da sua aquisição, partilhar informações sobre a carteira de armazenamento e indica a data de escritura.

E isto para valores abaixo dos 200 mil euros, por acima deste preço a transação tem que ser comunicada obrigatoriamente às autoridades competentes.



comprar criptomoedas

"Bitcoin não é moeda; É a Internet do dinheiro!" Andreas Antonopoulos - Empresário


copywriter
Gaiacasas

Somos uma equipa apaixonada e motivada com o objetivo de criar uma experiência ímpar a quem compra, vende ou aluga casas. Já são 16 anos a contribuir com dedicação e profissionalismo no sector imobiliário e adoramos partilhar todo o nosso conhecimento com o público em geral.



Obrigado pelo vosso apoio!

A entregar os melhores artigos imobiliários



newsletter

Subscreva a nossa Newsletter

Receba os artigos no seu email semanalmente



Leia mais artigos em Destaque

 Divórcios e o mercado imobiliário

Divórcios e mercado imobiliário: qual a relação?

Divórcios e o mercado imobiliário

Quero ler este artigo
Caução da renda

Caução da renda: para que serve e quais as regras associadas

Caução da renda

Quero ler este artigo
Decorar a sala

Decorar a sala em 2022 sem gastar muito dinheiro

Decorar a sala

Quero ler este artigo
Estores ou cortinas

Estores ou cortinas - vantagens e desvantagens

Estores ou cortinas?

Quero ler este artigo
Mudança de hora

Mudança de hora: qual o impacto nas visitas a imóveis?

Mudança da hora de inverno

Quero ler este artigo
garantia

Garantia de produtos: o que vai mudar em 2022?

Garantias de produtos

Quero ler este artigo
Tralha

Está na hora de destralhar a casa: conheça as melhores dicas

Como acabar com as tralhas na casa

Quero ler este artigo
Tons

Tons neutros na decoração: sim ou não?

Descubra tudo sobre os tons neutros

Quero ler este artigo
Fundo de reserva

Fundo Comum de Reserva: o que é e para que serve

Saiba o que é o Fundo Comum de Reserva

Quero ler este artigo

A tecnologia está sempre a evoluir e o ramo imobiliário está em constante mudança.
Queremos garantir que estamos bem posicionados para trabalhar no limiar desta indústria de uma forma significativa para que não nos falte um passo na entrega do melhor produto aos nossos cliente.

SEMPRE A PENSAR EM SI
sempre a pensar em si